Você já ouviu falar sobre Business Model You? Simplesmente essa ferramenta irá revolucionar o seu modelo de pensar e agir em relação à sua Profissão, e se sua atuação estiver relacionada com seu Propósito de Vida.
O modelo de negócio pessoal de uma só página te orienta de maneira simples e estratégica como definir e recriar modelos de negócios pessoais. Afinal, você é a sua própria marca.
Sobre o livro “Business Model You – one page method for reinventing your carreer” Foi escrito por Tim Clark com a colaboração de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur; design de Alan Smith e Trish Papadakos; e contribuição de 328 cocriadores de 43 países.
“As organizações pensam e modificam suas práticas de negócios, mas poucas definem e documentam formalmente seus Modelos de Negócio. E ainda, menos indivíduos utilizam o potencial do pensamento sobre modelos de negócios em seus ambientes de trabalho e em suas carreiras.” – do livro Business Model You.
Para fazer uma introdução do cenário atual, aponto nesse artigo duas breves pesquisas de mercado indicando que não há mais condições de trabalhar pelo simples fator financeiro. Além disso, em tempos de mudanças velozes, as organizações têm se deparado com desafios de concorrências, antes não imaginado, oriundos da inovação e da globalização.
As empresas e pessoas buscam resultados que exigem uma visão empreendedora para gerir sua própria carreira.
Salários altos e benefícios nem sempre são os objetivos de candidatos diferenciados.
Esses profissionais são ousados, ambiciosos, inovadores, possuem formação exemplar, capacidade e inteligência focada em liderança, visão estratégica e estão em falta no mercado de trabalho. Mas o que essas pessoas buscam? Para o especialista em Recursos Humanos e Headhunter da Michael Page, Marcelo Cuellar, a maioria dos profissionais diferenciados procuram, em primeiro lugar, empresas que oferecem objetivos a longo prazo. Essas pessoas buscam oportunidades que fazem sentido para sua carreira, alinhado com seus valores e Propósito de Vida e usam o que sabem a seu favor para obter o êxito. Eles cuidam do seu futuro profissional como cuidam de sua saúde e acima de tudo, aspiram plantar para colher amanhã.
Já a pesquisa Workforce 2020 que foi realizada no ano de 2014 pela Oxford Economics, junto à empresa alemã, SAP, com o objetivo de esclarecer os objetivos reais que a nova geração busca no início da carreira, com mais de quatro mil pessoas, dentre executivos e profissionais que ingressaram recentemente no mercado de trabalho. Grande parte dos diretores de empresas que fizeram parte da pesquisa acredita que o mais atraente aos olhos da nova geração é a possibilidade de crescimento dentro de uma equipe bem integrada, visando o bem-estar como colaborador. Entretanto, apenas 32% desses novos talentos afirmaram estar interessados na qualidade de vida e 41% ressaltou que salários similares aos de antigos profissionais aumentaria o comprometimento e engajamento da equipe.
Como podemos observar nessas duas pesquisas algumas questões são realmente relevantes como: respeito entre os cargos e salários, carreira de longo prazo, o modelo profissional alinhado com os valores pessoais, reconhecimento, pertencimento e felicidade. São características baseadas na nova geração, porém os profissionais de outras gerações já começam a mudar seus comportamentos para essas novas lideranças. Temos muitos jovens liderando empresas, o modelo antigo já está sofrendo grandes transformações.
O “Business Model You” apresenta um guia e um quadro de reflexão sobre como despertar sua visão empreendedora para transformações em sua carreira e nas organizações, como resgatarmos o senso de ética em nossos empreendedores, o que queremos, o que temos, e o que precisamos, incluindo os principais parceiros e recursos que tendemos a ignorar na busca por trabalho significativo. Ele nos ajuda a nos conhecer e perceber melhor quem somos e porque fazemos as coisas. O elo principal desse livro é a confiança de colaboração em nós mesmos e na coevolução entre as pessoas. Uma nova ordem de independência dos indivíduos. Pois somos todos empreendedores.
Nossos talentos e conhecimentos serão percursores para o descobrimento de novos caminhos com significado inteligente e divertido.
Um resumo do Livro com os blocos e suas funcionalidades:
Recursos-chave (Quem você é / O que você tem)
Informe quem você é, suas habilidades, competências e personalidade.
Exemplo: extrovertido, boa comunicação, trabalhador, pensativo, detalhista…
Atividades-chave (O que você faz)
O que você faz (suas Principais Atividades) evolui naturalmente de quem você é (seus Principais Recursos).
Coloque algumas tarefas críticas que executa regulamente no trabalho.
Exemplo: Expert em (coordenar, gerir, administrar, planejar, analisar)
Clientes (Quem você ajuda)
Cite quem recebe um benefício (com ou sem custo).
Exemplo: (anote nomes) chefe, supervisor, pessoas da sua organização, os clientes/indivíduos que você atende na sua empresa, e outros responsáveis pela sua gestão.
Proposta de Valor
QUAL PROBLEMA AJUDO A RESOLVER?
Como você contribui?
Para quê?
Que trabalho o cliente contratou para executar?
Exemplo: a criação de aulas interativas para facilitar os alunos a entenderem melhor o conteúdo previsto na ementa…
Canais (Como eles sabem quem é você / Como você entrega)
Como chegam até você?
Como você entrega?
Defina os canais através dos quais você entrega sua proposta de valor.
- Como conseguir que potenciais clientes conheçam você?
- Como você vai entregar o que eles contratarão?
Exemplo:
[conhecer você] boca a boca, site, blog, artigos, palestras…
[entrega] relatórios escritos, apresentação presenciais…
Relacionamento com o Cliente (Como você interage)
Como vocês interagem?
Defina a forma como você interage com os clientes.
Exemplo: através de email, telefone, redes sociais, atendimento presencial, palestras e workshops.
Parceiros-chave (Quem te ajuda)
Quem ajuda você?
Defina aquelas pessoas que o apoiam como profissional e ajudam a realizar seu trabalho com sucesso.
Assim como pessoas que dão conselhos, motivação ou oportunidade de crescimento. E aqueles que fornecem recursos para realizar para determinada tarefa.
Exemplo: Colegas ou mentores no trabalho, Professores, network profissional, família ou amigos.
Receitas e Benefícios (O que você recebe)
O que você ganha?
Defina as fontes de receitas.
O que você ganha ao realizar a proposta de valor?
Exemplo:
[tangíveis] salário, bônus, ações, royalties, benefícios: plano de saúde, previdência ou escolar.
[intangíveis] aumento reconhecimento, da satisfação e contribuição social.
Custos (O que você dá)
O que você oferece?
Defina o que você oferece ao trabalho que irá desempenhar para alcançar a sua proposta de valor. Liste qualquer estrutura de custo tangível não reembolsável.
Exemplo: tempo, energia, dinheiro, taxas de treinamento ou assinatura, despesas de deslocamento, viagens, gastos com internet, telefone, transportes, etc.
Conclusão
Não podemos deixar de refletir sobre nossa carreira e valores. Mesmo na correria dos dias atuais, devemos priorizar essas atividades para que possamos ter Propósito em tudo que fazemos. Se você puder contar com o apoio profissional de um coach, é fundamental. Sobre esse livro ele será muito útil, sugiro que compre e deixe na cabeceira da cama. Ele nos leva a pensar de uma forma estruturada sobre um assunto tão complexo e pessoal.
BIBLIOGRAFIA:
Eles preferem ser ao invés de ter
https://www.infojobs.com.br/ajuda/Eles_preferem_ser_ao_inves_de_ter__1706.aspx
Business Model You: O Modelo de Negócios Pessoal
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/business-model-you-o-modelo-de-negocios-pessoal
Livro “Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócio” de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur
Livro “Business Model You – one page method for reinventing your carreer” de Tim Clark e coautores
Site do livro em: www.businessmodelyou.com
Participe da Conversa