fbpx

Desperdício é Ficar na Mesma

Há pessoas que chegam a um momento da vida em que se sentem desencantadas com o que fazem. Parece que nada mais faz sentido em suas vidas. Aquela profissão que tanto as motivou um dia, por um motivo qualquer, já não empolga mais. E agora?

Há pessoas que chegam a um momento da vida em que se sentem desencantadas com o que fazem. Parece que nada mais faz sentido em suas vidas. Aquela profissão que tanto as motivou um dia, por um motivo qualquer, já não empolga mais. Elas até que imaginam partir para outra coisa, mas quando olham para todo investimento de tempo e dinheiro que já fizeram, o conhecimento que acumularam e resultados obtiveram, perdem a coragem. Então têm pensamentos do tipo “agora é tarde”, “e se não der certo?” ou “melhor deixar tudo como está” e continuam na mesma.

Essas pessoas acham que uma mudança significaria desperdiçar tudo que já aprenderam. Será? Eu penso diferente. Para mim, desperdício mesmo é não aproveitar o impulso de mudar e encontrar algo novo, que nos apaixone e gere satisfação.

Veja que inspirador o exemplo da bispa Katharine Schori, 52 anos, recentemente eleita líder da Igreja Episcopal Anglicana dos Estados Unidos. Vendo-a hoje em um cargo tão elevado (é a primeira mulher a chegar lá!), dá até para pensar que ela entrou para a igreja bem cedo e fez uma longa carreira, não? Que nada! Para começar, era católica e mudou para a religião anglicana. Formou-se bióloga, casou, teve uma filha, aprendeu a pilotar aviões e tirou PhD em oceanografia. Por todo esse tempo, sempre se envolveu nas atividades da igreja episcopal. Em 1990, aos 36 anos, estava muito confortável no Serviço Nacional de Pesca Marinha quando o pastor de sua congregação pediu que ela o substituísse em um culto. Katharine ficou encantada com a experiência, entrou para um seminário e ordenou-se sacerdote em 1994. Desapegou-se dos diplomas, do brevê de piloto, da carreira bem-sucedida e partiu para um novo caminho. E veja só aonde chegou.

Para quem acredita que nasceu para determinada coisa e tem de ficar nessa coisa por toda a vida, está aí um ótimo exemplo de que experimentar algo novo pode dar certo. E por que não? O ser humano é cheio de possibilidades e talentos, e você só irá descobrir os seus se der permissão a si mesmo para exercê-los.

Sociólogos e economistas que antecipam as tendências para o futuro estão avisando: o homem moderno exercerá várias profissões ao longo da vida. E por falar em várias profissões x futuro, não posso deixar de citar o autoemprego. Em meu recém-lançado livro pela Editora Saraiva “O Autoemprego é a Sua Carta Na Manga”, pertencente à Coleção Sua Carreira Seu Sucesso, explano bastante sobre ele. O Autoemprego nada mais é que um conceito. Refere-se a quem exerce uma profissão por conta própria, transformando seu know-how em um produto.

O Autoemprego é uma tendência de futuro, uma atividade em expansão. Somente no Brasil, segundo o IBGE, 22% da população ativa trabalha por conta própria.  E, contando que atualmente as empresas não dão conta de empregar todos os talentos disponíveis no mercado, é a autonomia que pode dar segurança ao profissional moderno.  Neste livro, apresento mais de 90 ideias de autoemprego e novas profissões. Logo, não desperdice o seu talento, se você não está contente, mude, tente…

E prepare-se: tem muita coisa ainda para você experimentar. É só não resistir ao chamado.

Há mais de 18 anos no mercado de palestras, Leila Navarro conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Angola e Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros. Entre suas premiações, em 2013 foi a única mulher eleita Top5, na categoria palestrante, do Prêmio Top ofMind Estadão RH, o Oscar do RH, o mais prestigiado e desejado prêmio do mercado. Em 2005 levou em primeiro lugar! Também obteve o Prêmio de 100 fornecedores de RH – Categoria palestrante do ano 2009. Autora de 16 livros, entre eles, “Autocoaching de carreira e de vida”, “Talento para ser Feliz”, “A vida não precisa ser tão complicada”, “O poder da superação”, e seu mais novo lançamento o “Virar o Jogo” , além de diversos e-books, artigos e diversas participações para a mídia em geral.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa