Algumas pessoas ainda acreditam que a criatividade é um elemento importante para artistas, mas não para o mundo dos negócios.
Acontece que ser criativo nos negócios pode significar a abertura de muitas portas, ampliar a visão e contribuir para o destaque de profissionais no mercado de vendas.
Hoje, eu trago alguns exercícios do que utilizamos nos processos de Coaching e PNL para aumentar a performance e os resultados de nossos clientes. São três técnicas simples, que podem ser executadas por qualquer pessoa, mas que ajudam demais na consciência sobre o que fazer para melhorar continuamente os resultados. Vamos às técnicas:
- Visualização (ponte para o futuro) – este é um exercício muito interessante para “treinar” mentalmente aquilo que precisa fazer. Por exemplo: imagine que você tem uma reunião com aquele cliente importantíssimo daqui alguns dias e que você se preparou, separou todo o material da melhor maneira para apresentar a ele, preparou uma super apresentação, pensou na melhor roupa… agora, que tal visualizar tudo isso em movimento como se estivesse acontecendo? Sente-se em local confortável e silencioso, feche os olhos e veja tudo o que deve acontecer no dia “D”. Veja você acordando, se vestindo, saindo de casa, fazendo a rota até o destino do encontro… imagine todos os detalhes, como vai falar, andar, olhar, o que gostaria de ouvir, seus gestos e expressões, observe cada detalhe. Faça isso o máximo de vezes que puder e busque pontos a melhorar na sua negociação. Se preferir pode escrever diferentes estratégias e ensaiar mentalmente cada uma delas para ver qual fica melhor.
- Planejamento visual das ideias – você já ouviu falar de Visual Thinking? Ou pensamento visual? Essa técnica é incrível para aplicar no processo de planejamento das suas vendas. Que tal deixar aquela velha planilha de lado e colocar todas as suas ideias utilizando muitas cores, desenhos, fotos, post it, adesivos e deixando à vista para sempre se lembrar do que fazer e como fazer? Se você tiver um painel, quadro de avisos, lousa ou simplesmente uma cartolinha disponível, coloque em destaque o seu objetivo final e descreva, utilizando imagens, cores, texto e o que mais vier na cabeça cada passo que precisa dar para concretizá-lo. Pense em itens como: data de conclusão, parceiros-chave para a realização do projeto, recursos necessários, tópicos importantes, valores, lugares, clientes a visitar, fornecedores a contatar, produtos a ofertar e tudo mais que você considerar importante. Deixe em um local visível e, se possível, diariamente observe seu plano e pense na melhor ação para ficar mais próximo da conclusão do objetivo.
- Planeje e teste várias estratégias diferentes de vendas – não se prenda a um único modelo, pesquise técnicas de vendas diferenciadas e monte um passo a passo dentro do perfil do seu produto/serviço. Faça dois ou três modelos e teste cada um deles observando atentamente os resultados, por fim faça um relatório com as considerações mais importantes do que foi interessante ou não em cada experimento. Depois verifique qual o melhor em cada situação ou adapte um novo modelo a ser testado novamente no futuro. Faça isso com frequência, não caia na mesmice, use sempre a criatividade e seja um vendedor cheio de novidades!
Aplique todos os passos em conjunto que seus resultados se tornam ainda melhores. Faça o planejamento visual de diferentes estratégias de venda, depois faça uma visualização de cada uma das estratégias e modifique no plano visual aquilo que considerar necessário, agora coloque em prática e teste em campo a estratégia desenhada no plano, se necessário, volte ao plano e modifique quantas vezes forem necessárias, até encontrar o método de vendas ideal!
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