Primeiramente, quero agradecer os amigos leitores que, com paciência, carinho e resistência me acompanham neste espaço há cerca de quatro anos. Começamos juntos com a Cloud Coaching, trazendo informações semanais que, com o surgimento do Espaço Coach, tornaram-se quinzenais. Ou seja, a periodicidade deste espaço diminuiu, mas a minha presença com vocês cresceu. E a partir de agora, iniciada a plataforma tecnológica de capacitação que todos já tomaram conhecimento, decidimos que a coluna Dimensões do Sucesso passará a ser publicada mensalmente. Vou me esforçar para continuar trazendo assuntos palpitantes e desafiadores.
Nessa linha de provocação quero perguntar: Qual a dificuldade em ter “foco” na harmonia de sua vida? Indo além, qual a sua capacidade de manter engajamento em uma luta sem esmorecer, sem fraquejar e sem baquear com o peso da derrota? Vamos tentar uma receita simples e objetiva do Coach Benjamin Croft (CEO da Conversation Intelligence for Coaches)?
Comenta ele o quão maravilhoso seria se pudéssemos melhorar facilmente naquilo em que desejamos e/ou queremos mudar. Para aqueles que realmente querem chegar a esse estágio, a questão torna-se: “Como eu alcanço um alto nível de felicidade e engajamento, sem deixar de viver uma vida em harmonia?” Exatamente por não ser fácil, a autorreflexão expandirá o pensamento de cada pessoa, ao gerar a si própria o questionamento que deve ser trabalhado: “Eu fiz o meu melhor para criar significado ao meu dia?” O fundamento está em trabalhar questões ativas e não passivas.
O estudioso Croft sugere, então, que você exercite sua autorreflexão ativamente, todos os dias e em todos os momentos possíveis, com seis perguntas. A resposta honesta, vinda do coração e da alma, ajudará com que o seu foco esteja sempre no equilíbrio de uma vida positiva, integrada e respeitosa para com as suas necessidades pessoais e profissionais. Vamos lá:
- Hoje eu fiz o meu melhor para ampliar o que eu entendo como minha felicidade?
- Hoje eu fiz o meu melhor para encontrar um real significado para o meu trabalho?
- Hoje eu fiz o meu melhor para me engajar com força naquilo que me é fundamental?
- Hoje eu fiz o meu melhor para construir ou ampliar os relacionamentos positivos?
- Hoje eu fiz o meu melhor para estabelecer metas claras para o que quero construir?
- Hoje eu fiz o meu melhor para alcançar a meta que estabeleci a mim mesmo?
Assim como proposto nessas dicas, quero confessar que eu me desafio todos os dias, respondendo perguntas que representam um comportamento que sei ser importante e que, se eu não tomar cuidado, acabarei negligenciando por conta das pressões da vida quotidiana. Que tal você tentar fazer o mesmo e mudar dia a dia, todos os dias, para alcançar sua melhor harmonia?
Participe da Conversa