fbpx

Coaching Filosófico (parte III)

Nesta parte do artigo, abordaremos a Competência de Raciocínio. O processo do pensar pelo qual conseguimos obter novos conhecimentos com base em conhecimentos que já temos e com base em certas relações que estabelecemos entre tais conhecimentos.

2o Grupo: Competência de Raciocínio:

Significado: Raciocínio é um processo de pensar pelo qual conseguimos obter novas informações com base em certas informações que já temos. Ou também: o processo do pensar pelo qual conseguimos obter novos conhecimentos com base em conhecimentos que já temos e com base em certas relações que estabelecemos entre tais conhecimentos.

Esse processo de pensar, pelo qual “tiramos” ou obtemos novas informações “de dentro” das relações de informações anteriores, chama-se processo de inferência. Nós “tiramos” ou inferimos conclusões (que são as novas informações) com base em algo posto como sabido antes e com base em relações que estabelecemos entre elementos desse algo já sabido. O que está posto, como sabido antes, é chamado de premissa (“pré-missa” significa “pré-posto”, isto é, afirmações já postas antes, porque já sabidas).

Raciocinar, portanto, é o processo de “tirar” ou inferir conclusões, pensando.

  1. Habilidade de ser capaz de produzir bons juízos: que dizer, ser capaz de produzir afirmações bem sustentadas por boas razões.

    Pergunta: Você produz bons juízos, conforme explicado acima? Ou seus juízos são superficiais?

  2. Habilidade de estabelecer relações adequadas entre ideias e, especialmente, entre juízos: Temos de estimular nossos colaboradores, nossos amigos, nossos familiares a estabelecer os mais variados tipos de relações ente coisas e coisas, fatos e fatos, situações e situações, e, sobretudo, a estabelecer relações entre ideias, relatando-as de outro modo. Os tipos de relações possíveis são os mais variados; relações de grau maior ou menor, por exemplo, relações de igualdade, de semelhança, de diferença; relações parte/todo; relações de causa/efeito; relações espaciais; relações temporais; relações de gênero; relações de número; relações sociais; relações de transitividade; relações de reciprocidade; etc. Convém lembrar, aqui, a afirmação de Lipman “Pensar é fazer associações e pensar criativamente é fazer associações novas e diferentes”.

    Pergunta: Você se considera uma pessoa que tem essa habilidade de fazer relações adequadas? Por quê? Como faz isso?

  3. Habilidade de inferir, isto é, de “tirar” conclusões: Essa é a habilidade básica que permite o raciocinar.

    Pergunta: Você acredita ter essa habilidade? Como pode demonstrar isso?

  4. Habilidade de identificar ou perceber pressuposições subjacentes: Trata-se de ser capaz de “ler nas entrelinhas” ou de inferir o que está “sendo dito”, de forma “mais ou menos escondida”, quando se afirma algo. Essa habilidade muito útil, tanto para a vida, quanto para o desenvolvimento do raciocínio.

    Pergunta: Você escuta com a intenção de compreender ou de responder? Você se considera uma pessoa que tem percepção aguçada? Como pode demonstrar esses processos nas coisas do seu dia a dia? Descreva alguns fatos.

No próximo número vamos trazer os dois últimos grupos de competência para esse processo de Coaching Filosófico, aguardem.

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa