2o Grupo: Competência de Raciocínio:
Significado: Raciocínio é um processo de pensar pelo qual conseguimos obter novas informações com base em certas informações que já temos. Ou também: o processo do pensar pelo qual conseguimos obter novos conhecimentos com base em conhecimentos que já temos e com base em certas relações que estabelecemos entre tais conhecimentos.
Esse processo de pensar, pelo qual “tiramos” ou obtemos novas informações “de dentro” das relações de informações anteriores, chama-se processo de inferência. Nós “tiramos” ou inferimos conclusões (que são as novas informações) com base em algo posto como sabido antes e com base em relações que estabelecemos entre elementos desse algo já sabido. O que está posto, como sabido antes, é chamado de premissa (“pré-missa” significa “pré-posto”, isto é, afirmações já postas antes, porque já sabidas).
Raciocinar, portanto, é o processo de “tirar” ou inferir conclusões, pensando.
- Habilidade de ser capaz de produzir bons juízos: que dizer, ser capaz de produzir afirmações bem sustentadas por boas razões.
Pergunta: Você produz bons juízos, conforme explicado acima? Ou seus juízos são superficiais?
- Habilidade de estabelecer relações adequadas entre ideias e, especialmente, entre juízos: Temos de estimular nossos colaboradores, nossos amigos, nossos familiares a estabelecer os mais variados tipos de relações ente coisas e coisas, fatos e fatos, situações e situações, e, sobretudo, a estabelecer relações entre ideias, relatando-as de outro modo. Os tipos de relações possíveis são os mais variados; relações de grau maior ou menor, por exemplo, relações de igualdade, de semelhança, de diferença; relações parte/todo; relações de causa/efeito; relações espaciais; relações temporais; relações de gênero; relações de número; relações sociais; relações de transitividade; relações de reciprocidade; etc. Convém lembrar, aqui, a afirmação de Lipman “Pensar é fazer associações e pensar criativamente é fazer associações novas e diferentes”.
Pergunta: Você se considera uma pessoa que tem essa habilidade de fazer relações adequadas? Por quê? Como faz isso?
- Habilidade de inferir, isto é, de “tirar” conclusões: Essa é a habilidade básica que permite o raciocinar.
Pergunta: Você acredita ter essa habilidade? Como pode demonstrar isso?
- Habilidade de identificar ou perceber pressuposições subjacentes: Trata-se de ser capaz de “ler nas entrelinhas” ou de inferir o que está “sendo dito”, de forma “mais ou menos escondida”, quando se afirma algo. Essa habilidade muito útil, tanto para a vida, quanto para o desenvolvimento do raciocínio.
Pergunta: Você escuta com a intenção de compreender ou de responder? Você se considera uma pessoa que tem percepção aguçada? Como pode demonstrar esses processos nas coisas do seu dia a dia? Descreva alguns fatos.
No próximo número vamos trazer os dois últimos grupos de competência para esse processo de Coaching Filosófico, aguardem.
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