Na vida, seja no âmbito profissional ou pessoal, as coisas nem sempre acontecem da forma como imaginamos, por melhor que seja o planejamento, sempre ocorrem imprevistos.
Como seria bom se tudo na vida ocorresse conforme o esperado e o planejado, mas nem sempre é assim que as coisas acontecem! Muitas vezes, as ações dependem de outras pessoas e de algumas situações que lhe foge ao controle.
Aprender a lidar com o inesperado é tão importante quanto aprender a planejar e seguir seus planos… Contar com o inesperado faz parte do planejamento. Pensar nas diversas possibilidades e elaborar um plano de contingência facilita a resolução de forma mais rápida.
Lidar com o inesperado, sem perder o controle emocional e de forma veloz é uma habilidade extremamente importante para todos os profissionais, independentemente da área e da profissão.
Por mais difícil que possa parecer à situação, sempre haverá uma solução e, se você mantiver a calma, poderá analisar o cenário atual e as opções existentes.
Contudo, tudo na vida tem os dois lados, positivo e negativo, veja pelo lado positivo, o seu desenvolvimento começa quando você precisa fazer escolhas e/ou solucionar problemas, onde o inesperado lhe tira da zona de conforto exigindo de você novos pensamentos, sentimentos e atitudes!
Tem um dito popular que diz que viver não é uma questão de encontra-se, mas sim de construir-se! Acredito que faz muito sentido este dito…
Em minha opinião, o desenvolvimento humano deve ocorrer de forma contínua e quando os desafios são encarados como algo a ser superado, já é um ótimo ponto de partida para este desenvolvimento.
Porém, não permita que os imprevistos se tornem rotina, só porque terá a chance de desenvolver novas habilidades!
Lembre-se que contar com o inesperado faz parte do planejamento!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa