Uma inteligência Emocional desenvolvida é a chave que permite exercer a verdadeira liderança.
Analisando os meus clientes de alta e média gerência, que têm alto desempenho e que são reconhecidos em suas organizações, é fácil perceber que existe algo em comum entre eles: um alto nível de Inteligência Emocional, isto é, um conjunto de habilidades bastante desenvolvido para compreender e utilizar as emoções de forma eficaz.
Nos verdadeiros líderes encontramos algumas competências, que estão sempre presentes naqueles que se destacam: autoconhecimento, autoconsciência muito desenvolvida, autogestão e autodesenvolvimento, todas elas consequência de uma Inteligência Emocional acima da média. Estas competências fazem com que a área de influência destes gestores, quer seja no ambiente profissional, quer seja no pessoal tenha um clima de segurança e tranquilidade, onde estão presentes a confiança mútua e a segurança.
No ambiente profissional, se por um lado estes líderes são muito valorizados pelas organizações, por outro, suas equipes, além de um clima organizacional muito bom, apresentam alto desempenho, baixo turn over, alto comprometimento e resultados acima da média, fatores que explicam o motivo das empresas buscarem com bastante interesse este tipo de profissional no mercado.
Costumo auxiliar meus coachees a atingirem seus objetivos em tornarem-se líderes, o que não é impossível em qualquer fase da vida do profissional, levando-se em conta que a Inteligência Emocional pode ser desenvolvida a qualquer momento, bastando para isso que o profissional tenha comprometimento e determinação para percorrer o caminho necessário, não sem antes ser avisado que não é uma tarefa fácil e que requer bastante empenho.
Antes de trilhar este caminho que só trará vantagens ao profissional, tenho bastante interesse em conscientizá-lo em alguns pontos que não podem ser esquecidos, para entender o que praticamente representa este conjunto – Liderança e Inteligência Emocional:
- Liderar é a arte de influenciar para atingir objetivos;
- A liderança exige flexibilidade, portanto bastante autoconfiança;
- Entender que na arte de liderar é fundamental que o líder tenha plena consciência de suas próprias emoções e das que o cercam naquele ambiente;
- Um líder deve ser vulnerável o suficiente para ter uma conexão autêntica com os outros, carismático o suficiente para envolver outras pessoas e humilde o suficiente para perceber que a verdadeira liderança deve estar de serviço aos outros;
- Um líder compartilha seus conhecimentos e tem interesse no crescimento pessoal e profissional de seus liderados;
- Um líder sabe como entender as prioridades e percebe o contexto das situações. São destemidos e não têm medo de agir por instinto. São claros em seus objetivos e excelentes comunicadores;
- Finalmente, os verdadeiros líderes possuem uma autoconfiança muito grande, fruto de um autoconhecimento profundo.
Todas estas características são conseguidas com desenvolvimento contínuo da Inteligência Emocional. Desenvolvê-la é ter certeza de sucesso profissional e de um melhor entendimento para desenvolvimento pessoal.
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