fbpx

Coaching Filosófico (parte IV)

Nesta parte do artigo, abordaremos a Competência de Formação de Conceitos. A construção de nosso pensamento, na qual coisas, fatos, situações são descritos, são “entendidos” nas características e nas relações necessárias que os compõem, permitindo-nos uma compreensão de sua natureza.

3o Grupo: Competência de Formação de Conceitos:

Significado: Conceito é uma explicação intelectual de algo. É uma construção de nosso pensamento, na qual coisas, fatos, situações são descritos, são “entendidos” nas características e nas relações necessárias que os compõem, permitindo-nos uma compreensão de sua natureza. Um conceito é sempre uma organização de informações em uma ideia que pode ser expressa por uma palavra, por um conjunto de palavras, por esquemas, etc. Diz Lipman que um conceito é um conjunto de informações relacionadas entre si que formam um sentido, um significado.

  1. Habilidade de explicar, ou desdobrar, o significado de qualquer palavra;
  2. Habilidade de buscar significado de palavras em fontes como dicionários, enciclopédias, pessoas e de adequar os significados encontrados ao contexto em que tais palavras estão sendo utilizadas;
  3. Habilidade de observar características essenciais para que algo possa ser identificado como tal;
  4. Habilidade de definir, isto é, de ser capaz de dizer o que algo é e que o torna inconfundível.

    Pergunta: Você acredita ter essas habilidades? Como você sabe que as têm? Conte-nos alguns momentos em que você utilizou essas habilidades?

4o Grupo: Competência de Tradução:

Significado: Traduzir é conseguir dizer algo que está dito com certas palavras, ou de certa forma, por meio de outras palavras, ou por meio de outras formas, mantendo o mesmo significado. Diz Lipman que isso é o que ocorre nas boas traduções de uma língua para outra. Mas não só: isso ocorre, também, quando procuramos dizer, com nossas próprias palavras (ou por outros meios), algo que alguém disse, escreveu ou expressou por mímica, desenho, etc., mantendo o significado.

  1. Habilidade de Interpretar;
  2. Habilidade de Parafrasear;
  3. Habilidade de Analisar e
  4. Todas as habilidades relacionadas à formação de conceitos.

    Pergunta: Você crê que possui a competência de tradução? Dê exemplo dessa competência no seu dia a dia.

Com esse artigo, encerramos o processo completo do Coaching Filosófico.

⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa