No artigo anterior falamos dos primeiros passos a serem dados para abertura de uma Empresa. As decisões a serem tomadas, quais os sócios, qual papel de cada sócio, capital a ser investido, atuação e atividades. É chegada a hora de colocá-las em prática.
A primeira delas é a contratação de um advogado e de um contador. O advogado irá elaborar um contrato social e orientá-lo a respeito de suas cláusulas, o contador irá registrar sua empresa perante os órgãos competentes. Ainda, há regras que precisam ser seguidas quanto ao contrato social e forma societária escolhida, que um advogado poderá fazer. Por outro lado, há uma série de obrigações contábeis, previdenciárias, fiscais e trabalhistas que serão realizadas por um contador.
Uma pesquisa realizada por uma auditoria internacional revelou que as empresas brasileiras gastam 2.600 horas por ano no cumprimento das obrigações tributárias. O Brasil ocupa o 1º lugar num ranking de 183 países. Vale ressaltar que a entrega dessas obrigações deve ser pontual e precisa. A falta de pontualidade e a imprecisão podem acarretar ao empresário uma série de multas e sanções.
Por outro lado, o Brasil é um dos países com o sistema mais moderno e avançado do mundo, proporcionando à Receita Federal o cruzamento de várias informações do contribuinte e obrigando que as empresas estejam cada vez mais preparadas para prestar informações.
Uma empresa que se preocupa com sua saúde financeira e a precisão de suas informações, além de evitar problemas futuros com o fisco, trata suas informações com mais transparência e facilita as tomadas de decisões pelos sócios, pela análise de seus dados. Porém, por outro lado, isso significa mais tempo dedicado a assuntos que não estão ligados diretamente ao lucro e à produtividade da empresa. Por essa razão, uma boa assessoria é fundamental, assim você pode se preocupar com o que realmente importa.
Agora está na hora de olhar para você. Você se sente preparado para enfrentar as adversidades que a abertura de uma Empresa trás? Neste momento o autoconhecimento é muito importante. Você terá que lidar com muitas pessoas de diversas áreas e com diferentes habilidades. Você deverá usar os seus talentos. Para isso existem ferramentas para ajudá-lo a descobri-los. Deste modo fica claro que aquelas atividades que você não conhece tanto, ao ponto de ter que lidar com as mesmas, devem ser terceirizadas. Não perca tempo e não queira abraçar o mundo. Se você começar a abertura de sua Empresa corretamente a chance deste negócio dar certo também é muito grande. Pense que é um investimento, pois a pessoa certa no lugar certo fazendo a coisa certa só poderá resultar em ganhos rápidos e sólidos para o seu negócio.
Você deve estar voltado para o “core business” da sua Empresa. O próximo passo que você deve se preocupar é com a parte Financeira. Ter um Fluxo Diário para acompanhar tudo que é inerente ao bom funcionamento da mesma.
Para as movimentações inerentes à Empresa você deve abrir uma conta Pessoa Jurídica no Banco de sua preferência ou aquele que você já tem um bom relacionamento. Mas lembre-se que é importantíssimo não misturar a Conta Corrente PF com a PJ. Este é um dos grandes erros cometidos no início das atividades de uma Empresa. Caso isto seja necessário num primeiro momento, não se esqueça de contabilizar tudo.
Bom, por hoje vamos terminando por aqui, esperando que vocês que nos acompanham estejam gostando das dicas e nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários.
Até o próximo encontro!
Participe da Conversa