Sábado, um dos poucos dias em que me dou o direito de dormir até mais tarde, aquele friozinho me faz travar uma guerra interior: levanto da cama ou ficar mais 5 minutos debaixo da coberta quentinha. Depois de muito pensar, decido pela segunda opção, me acomodo, encontro a posição certa e trimmmm…trimmmm, o telefone toca.
O telefone distante da cama, fico pensando quem poderia ser, penso em ignorar, mas ele toca insistentemente. E se for alguma urgência familiar? Levanto meio a contragosto e atendo o telefone. Eis que o Moacyr Franco me liga para vender um produto que promete vários benefícios para meu organismo. Pensa na minha cara de felicidade!!!
Este tipo de estratégia não é exclusivo desta empresa, outras tantas utilizam este método para vender seus produtos. As operadoras de telefonia e Ongs também são mestres neste tipo de abordagem.
Não sei vocês, mas acho bastante invasivo e até hoje não tive uma pessoa que admitisse gostar. Sempre atendo educadamente, quando não é uma gravação, e explico que não quero mais receber as ligações, mas a solicitação é sempre ignorada.
Sofri por muito tempo com este tipo de abordagem até descobrir que o Procon tem um serviço de bloqueio de “ligações indesejadas”. O cliente entra em contato com o Procon da cidade, avisa que não quer receber mais nenhuma propaganda via telefone, e o órgão encaminha o número para o operador desse sistema do ‘não perturbe’. Assim, o telefone fica cadastrado nesse bloqueio, não recebendo nenhuma ligação de propaganda.
Entendo que as ligações são automáticas, realizadas por Call Center e que há a possibilidade de bloquear o número para chamadas, mas fico pensando o quanto este tipo de estratégia é eficaz e porque é o cliente dentro da sua residência, um espaço que deveria ser considerado sagrado, deve ter a iniciativa de pedir o bloqueio.
Se o conceito que procuramos passar é da excelência no atendimento ao cliente, que significa atender o cliente no grau mais alto e que, necessariamente, passa por satisfazer o cliente, tornar sua experiência positiva, certamente a estratégia está divergente e bastaria o famoso “semancol” das empresas para perceber que mais afastam do que atraem os clientes com tais estratégias.
Para os paulistas que quiserem se livrar do recebimento de ligações do telemarketing, basta clicar no endereço do Procon SP (http://www.procon.sp.gov.br/BloqueioTelef/index.asp), cadastrar seus dados e solicitar o bloqueio.
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