Você sabia que o nosso cérebro recebe de seus sensores cerca de 11 milhões de bits de informações por segundo? Porém, todas essas informações não são completamente processadas por nossa consciência!
Ao observar novas informações, o cérebro realiza as conexões com as informações já processadas, gerando a consciência, conforme o interesse do ser humano.
Na parte sensorial, o cérebro recebe as informações vindas do ambiente externo e interno e através do córtex cerebral, ele processa estas de forma coordenada, com as memórias do passado, com as informações já existentes, projeta novas ações conforme interesses, necessidades e valores de cada um.
Destes milhões de informações, nossa consciência é capaz de lidar ou processar cerca de 16 a 50 bits de informação. O cérebro filtra essas informações do inconsciente, uma vez que, se tomássemos consciência de tudo ao mesmo tempo, nosso cérebro entraria em colapso.
O cérebro filtra as informações, para que em equilíbrio possamos tomar decisões acertadas!
Compreender o seu estado atual, o desejado e que tipo de ações precisa ter para conquistá-los, nem sempre é um processo fácil, pois nem tudo na vida pode ser racionalizado!
Se você quiser ter equilíbrio na vida, existe um tripé essencial para focar: Foco Interno, externo e no outro!
A atenção focada para um dos três itens acima depende do momento especifico que o ser está vivenciando, o ideal para seguir adiante e obter melhores resultados é focar a atenção no todo, no horizonte e não apenas observar a água! Nos momentos de decisões, além de todas as conexões é preciso encontrar o equilíbrio entre a mente, o corpo e o sentimento!
Conhecendo suas habilidades, desafios, desejos, sonhos, intuições, valores, crenças… Você consegue promover a autogestão da sua vida, já com o foco no outro, você promove o bom relacionamento, e por fim com o foco no externo, você consegue analisar o cenário atual, as oportunidades, os riscos, os desafios e promover a oportunidade de navegar por onde desejar!
O nosso cérebro controla tudo, desde as emoções, informações vindas dos sentidos, até as questões fisiológicas. Enxergar as informações, observar detalhes, se permitir vivenciar e analisar os resultados gera aprendizado, e aprender nada mais é que modificar as conexões dos neurônios no cérebro.
As emoções fazem com que o nosso cérebro ative o sistema de recompensa, dando um valor positivo ou negativo, dependendo do tipo de experiência e de recompensa, seu cérebro irá gerar a motivação.
Não permita que as experiências ruins do passado lhe impeçam de agir de outra forma e vivenciar novas experiências. Lembre-se que a direção da atenção será dada conforme suas prioridades, instintos, emoções, experiências, expectativas… Você pode e deve tomar as rédeas da sua vida e navegar por onde desejar!
Albert Einstein já dizia “A imaginação é tudo, ela é a antevisão das coisas que vamos atrair par a nossa vida”. A imaginação mais a observação resultam na ativação da criatividade, utilize a criatividade para gerar novas oportunidades!
Rabindranath Tagore, dizia que “Não se pode atravessar o oceano, se você só olhar para a água!”. Vença a fase do desconforto, se permita vivenciar novas experiências e novas conquistas, sempre há uma curva de aprendizado quando experimentamos coisas novas e permitimos que nosso cérebro faça novas conexões!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa