“O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para sua conclusão”
(Cyril Northcote Parkinson, teórico da gestão e historiador naval)
Precisava muito fazer algo e de repente se viu fazendo outra coisa nada a ver? Ou melhor fazendo algo que não é importante?
Se essa situação acima é frequente na sua vida, quer dizer que você tem o hábito de procrastinar!
Procrastinar é adiar as coisas importantes da vida, sempre colocar em segundo plano as atividades que constroem alguma parte do seu futuro.
Em teoria, desejamos ter um futuro brilhante, para isso é preciso desempenhar alguns comportamentos e ações para que se torne realidade. Seguindo essa linha, sabemos que algumas áreas da nossa vida têm prazos para serem cumpridos e outras, quem estipula o prazo somos nós.
O maior desafio do procrastinador é vencer a vontade de se distrair por coisas que não vão gerar resultados, essa vontade é tão intensa que o procrastinador entra em flow com situações circunstanciais que ao se dar conta já se passaram horas ou dias e ele não fez o que tinha que ser feito.
Quanto será que custa (emocional, financeiro e psicologicamente) esse adiamento?
O procrastinador é movido pelo medo das consequências e mesmo assim adia tudo para o último instante, se fizer. O perigo pode estar também quando o prazo não existe e o próprio quem estipula. Isso é um enorme desafio, pois enquanto algumas transformações internas não acontecerem para sair da zona de conforto, as coisas continuarão do mesmo jeito.
Como vencer a procrastinação?
PROPÓSITO + FOCO = RESULTADOS!
Primeiro, escreva qual é a sua visão de futuro, por qual motivo você quer viver essa realidade que você está escrevendo, pois isso é o propósito que irá motivá-lo entrar em flow com a construção do seu futuro.
Segundo, identifique quais são as fontes de distração, sei que é prazeroso, a intenção não é eliminar algum tempinho de “bobeira”, mas trazer a consciência que para realizar o seu objetivo de acordo com o prazo que determinou é importante que esteja focado nele. O que é uma hora, trinta minutos ou o tempo que designar para a realização comparado a uma vida inteira?
Lembre-se que o seu futuro você constrói no HOJE, principalmente no AGORA!
Vamos começar?
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa