Tudo parece tranquilo até que vem o desemprego… ou ainda uma mudança de função que não esperava e não faz sentido. Você se vê meio sem chão e sem horizonte… E Agora?
Quando um profissional passa por uma transição de carreira como a descrita acima ou busca por uma mudança, fica uma dúvida sobre qual caminho seguir.
O lugar seguro é o que já faz hoje e muitas vezes é o primeiro passo: atualizar o currículo e colocar no mercado. O que vou escrever? Trava, você persiste e então sai a primeira e única versão. Coloca no mundo e nada de vaga.
Paralelamente, surge a oportunidade ou apenas um leve pensamento: Como seria se abrisse o meu negócio? Ser empreendedor? É o novo, o diferente… bate o medo e a insegurança.
O relato acima é comum quando converso com muitos profissionais ou clientes de Coaching de Carreira. E vem a minha pergunta: você precisa de um currículo ou de um plano de negócios?
Prós e contras nos dois caminhos, dúvidas e possibilidades também.
Para escolher o melhor caminho, neste momento, analise alguns pontos:
- Suas paixões: O que você ama fazer? O que verdadeiramente passaria horas naquilo?
- Seus talentos: Quais são as suas habilidades e competências? O que faz bem e já obteve um feedback positivo?
- Seus valores: O que é realmente importante para você? Dica: não pense apenas em valores éticos, amplie sua visão.
- Seu propósito: O que te move? O que brilha seus olhos? Qual lugar quer chegar com seu trabalho? O que faz sentido desenvolver?
- Estilo de Vida: Qual estilo de vida quer ter? Qualidade de vida? Curtir os filhos? Viajar para estudar? Todas as anteriores?
Com estes pontos pode traçar alguns caminhos: Empreender? Ser um consultor? Atuar numa empresa como CLT? Iniciar como CLT e depois abrir um negócio? Mudar radicalmente o que faço hoje?
Avalie o que faz sentido para você. O que é viável financeiramente com planejamento e responsabilidade.
O erro que muitos profissionais cometem é ir de fora para dentro, ou seja, pensam apenas no mercado, tempo e grana e se esquecem de se ouvir, do que realmente querem. Não que seja errado, mas se o externo conecta com o interno, terá a certeza da melhor escolha. Mas, muitos profissionais, pensam apenas no mais confortável, adoecem, bate frustração e estagnação.
Ambos caminhos, um currículo ou plano de negócios exigem: comprometimento, foco, determinação, trabalhar e dar o seu melhor. Cada qual à sua maneira.
A chave aqui é se autoconhecer, conversar com seus contatos, mas no final do dia, escolher o que faz sentido, neste momento, para você.
É a sua escolha, o seu desejo e isso que importa. Já que está neste momento, permita-se explorar, a fundo, todas as possibilidades, assim pode ter clareza de qual caminho é mais seguro, viável e que irá brilhar com que tem de melhor.
Participe da Conversa