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Como enfrentar pressões e desafios no trabalho (parte I)

No trabalho, quais são as habilidades sociais e interpessoais, cognitivas e emocionais que você usa para enfrentar pressões e desafios?

No trabalho, quais são as habilidades sociais e interpessoais, cognitivas e emocionais que você usa para enfrentar pressões e desafios?

Autoconhecimento:

É a busca da percepção e reconhecimento de pensamentos, sentimentos e comportamentos. Relaciona-se ao conhecimento e aceitação de nossos pontos fortes e fracos, motivação, gostos e interesses.

Empatia:

Capacidade de imaginar-se no lugar de outras pessoas compreendendo seus sentimentos, desejos, ideias e atitudes. Trata-se de não julgar!

Comunicação eficaz:

É o processo pelo qual partilhamos informações, transmitimos mensagens, fazemos questionamentos e expressamos nossos sentimentos e pensamentos.

A habilidade de comunicação é extremamente exigida no âmbito profissional. Permite ao indivíduo o desenvolvimento da autoconfiança, credibilidade, segurança, felicidade e enriquecimento interno.

Relacionamentos interpessoais:

Capacidade em iniciar e manter relacionamentos de forma satisfatória. Nas organizações, um relacionamento interpessoal positivo contribui para o aumento de produtividade e resultados significativos.

Tomada de decisões:

Capacidade em avaliar a melhor solução para um problema ou oportunidade.

A tomada de decisões está relacionada, muitas vezes, com os nossos valores e, também, com aquilo que já experimentamos.

Resolução de problemas:

Capacidade de lidar com situações que causam tensão e/ou conflito sem provocar danos aos demais.

Etapas para resolução de problemas:

  1. Reconhecer ou identificar a existência do problema;
  2. Definir e representar mentalmente qual é o problema;
  3. Desenvolver uma estratégia ou plano de solução;
  4. Organizar o conhecimento sobre o problema;
  5. Destinar recursos mentais e físicos à resolução;
  6. Monitorar o progresso em direção ao objetivo;
  7. Avaliar se a solução é adequada.

Desejo que você desenvolva cada uma das competências citadas acima para poder evitar ou gerenciar conflitos e pressões no ambiente de trabalho.

Forte abraço!

Até a próxima!

Suely Novoa
www.CoachingParaExecutivas.com
suely@coachingparaexecutivas.com

Suely Novoa Author
Coach com certificação internacional pelo Behavioral Coaching Institute e International Coaching Council e pela Sociedade Brasileira de Coaching. Coach de Carreira e Talentos certificada pela Organização Internacional Cóndor Blanco. Especialista em Eneagrama e PNL pelo Instituto Self de Psicologia. Pedagoga com pós graduação em Recursos Humanos atuou como diretora pedagógica e administrativa no Colégio Pentágono –S.P. e como mantenedora do Colégio Borba Gato – SP. Como Coach de Carreira e Talentos auxilia executivos a desenvolverem competências e terem mais realização e satisfação no trabalho. Ministra cursos e dá palestras com foco nas suas especialidades. É também articulista do portal administradores.com.br. Coautora do livro Coaching na Prática, editora França, 2012 e do livro “Coaching Para Alta Performance e Excelência na Vida Pessoal”, editora Ser Mais, 2014. Autora do livro “Coaching Para Mulheres Executivas- O Poder da Transformação”, 2016.
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