Quais opções você enxerga hoje para dar um passo à frente em sua carreira?
A falta de planejamento de carreira é comum entre os profissionais brasileiros. Poucos investem um tempo para planejar-se e fazer escolhas conforme seus objetivos.
Você conhece seus talentos e habilidades?
Ao contrário de que muitos pensam, talento e habilidade são aspectos distintos no perfil do indivíduo. O talento já nasce geneticamente com a pessoa, já a habilidade é adquirida através do conhecimento e muito treino. Através do talento mais a habilidade você pode ser um destaque na sua profissão!
Exemplo, uma pessoa que sempre gostou de nadar, porém sem treino e sem o conhecimento técnico, será apenas um nadador, porém se ela unir o talento da coordenação motora, respiração correta e a paixão pelo nado, mais o conhecimento técnico com muito treino, então se tornará um forte candidato a campeão olímpico.
Agora que já conhece seus talentos e habilidades, convido-o a pesquisar sobre quais atividades você terá facilidade de desempenhar. Estas atividades estão congruentes com a profissão que você escolheu ou pretende seguir?
Como eu já disse anteriormente, habilidade pode ser adquirida através de conhecimento e treino, então desde que você goste e tenha paixão pelas atividades pertinentes a esta profissão, não se preocupe se você não tiver todos os requisitos necessários, eles podem ser desenvolvidos!
Pense em qual área profissional você gostaria de construir e seguir a sua história? Muitos profissionais com o passar do tempo e a vivência percebem que, talvez a escolha feita no passado, já não faça mais sentido no presente!
Com o passar do tempo pode ter adquirido novas habilidades e descoberto novos talentos que possibilitam um novo rumo em sua trajetória profissional ou até mesmo um novo rumo em sua vida pessoal que lhe exige novos rumos!
Da Astronomia à Zoologia, quantas opções nós temos?! Se a vida é transitória, por que se prender em uma atividade ou até mesmo em uma profissão que não faz mais sentido pra você?
Todo planejamento deve ser revisto no mínimo a cada seis meses. Avaliando se os resultados alcançados estão conforme o esperado, avaliando continuamente se existe novas oportunidades para conquistar melhores resultados e principalmente se você está feliz com a sua vida profissional!
Porém não se iluda, em toda profissão existem atividades nas quais você irá gostar de executar e outras que você não irá gostar, algumas irá desempenhar com facilidade devido aos talentos que possui e outras com um pouco de esforço.
O ambiente de trabalho e o trabalho voluntário são ótimas oportunidades para experimentação e autodesenvolvimento!
Você é o único responsável por sua jornada profissional! Faça deste caminho o mais feliz e produtivo possível, desta forma você certamente se sentirá realizado!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa