Como planejar sua empresa para o crescimento ou para intempéries que o mercado pode ocasionar? Muitos administradores afirmam que não é possível fazer previsões relativas ao mercado. Pode até ser, mas isso não impede que se esteja estrategicamente organizado para ter capital investido para o crescimento e imprevisto.
Boa parte pode afirmar que a empresa já vive no fio da navalha e que falar sobre investimento soa como insano, porém em todas as situações é possível investir. Não é possível investir sem que antes se poupe, esse é o quarto pilar da Metodologia DSOP. Nele, trato do ato de reter, guardar dinheiro.
O primeiro passo para uma empresa se preparar para investir é realizar um diagnóstico, definindo quais são seus objetivos. Posteriormente, terá que adequar seu orçamento empresarial a esses objetivos, aprendendo a poupar o dinheiro de forma direcionada para que eles se realizem.
Com essa estratégia se direcionará o dinheiro necessário para investir no empreendimento atual ou futuro, bem como estar preparado para aproveitar as oportunidades ou mesmo atender a alguma emergência em seus negócios.
A capacidade de poupar é de fundamental importância para a execução do Plano de Ação, pois para isso você vai depender de recursos financeiros para viabilizá-lo.
Mas existem algumas regras básicas para poupar que detalho abaixo:
- Conheça a situação financeira do seu negócio, só assim será capaz de gastar menos, reduzindo ou eliminando os custos improdutivos e os desperdícios;
- Gaste menos, sendo assim capaz de administrar melhor as necessidades financeiras e as dívidas da empresa;
- Administre melhor as necessidades financeiras e as dívidas, sendo capaz de economizar dinheiro;
- Economize para construir a solidez financeira necessária à realização dos sonhos.
Também lembro que existem aspectos fundamentais relacionados diretamente com o ato de poupar. São eles: a preocupação em reduzir custos improdutivos e o desperdício. Os custos improdutivos são os que não agregam valor ao negócio ou ao cliente e devem ser eliminados, gradativamente, para não desperdiçar o dinheiro da empresa.
Tenha também consciência da importância de direcionar os colaboradores para essa situação de poupança. Se possível, dê exemplos reais. Faça com eles a conta de quanto dinheiro poderia ter sido poupado pela empresa com determinados gastos para realizar mais sonhos e preservar o emprego de todos.
Isso feito, a área financeira deverá estar preparada para aplicar de forma consciente o valor poupado, o que pode ser feito no mercado financeiro ou mesmo em investimento para o crescimento, mas sempre atendo para que esses investimentos não possam prejudicar o capital de giro da empresa, que deve sempre ter reservas financeiras para as emergências.
Participe da Conversa