Reclamar de algo ou de alguém é natural na vida das pessoas, desde que a reclamação tenha razão de existir.
Por exemplo, todas as grandes empresas hoje têm seu SAC – Sistema de Atendimento ao Cliente -, um canal de comunicação direto para o cliente fazer alguma sugestão ou reclamação de algum produto ou serviço.
Por mais que pareça ruim receber uma reclamação, graças ao SAC, as empresas podem detectar problemas e corrigi-los rapidamente. Logo, sua reclamação é bem-vinda, desde que correta e procedente.
Então, não podemos reclamar de tudo? Não devemos fazer prevalecer nossos direitos? Claro que sim. Claro que podemos e temos que reclamar de algo errado, mas com bom senso.
É o que falo em minhas sessões de Coaching Holístico e Terapia Quântica para meus clientes. “Reclamar você pode, mas reclamar sem provocar as mudanças é muito chato”
Aviso a todos:
Cuidado com os excessos ou reclamações sem fundamento, como aquela do cliente que ligou para o SAC reclamando que o computador não ligava e quando o atendente pediu para fazer alguns testes, o cliente disse que não poderia fazer pois a casa estava ‘sem energia elétrica’.
Ou daquela família de quatro pessoas que ligou para a agência de viagens para reclamar das férias reservadas nas Ilhas Canário. A moça disse que, como o calor era intenso, a areia ficou tão quente que seus filhos não conseguiam andar na praia e, portanto, não chegaram a entrar no mar. Quando lemos estas histórias de reclamações, com certeza iremos rir.
Mas quando estas reclamações ocorrem ao nosso lado, a todo momento, por qualquer motivo, com certeza, ao invés de rir, iremos ficar muito incomodados ou irritados com estas pessoas que só vivem reclamando. Imagine ter alguém do seu lado, no trabalho ou na família, que reclama de qualquer coisa?
- Nossa, hoje está muito frio ou quente demais!
- Que trabalho chato ou como ruim não ter trabalho!
- Que chato é meu namorado ou como é ruim estar sem um namorado!
Destas pessoas, de cada 100 frases ditas, 120 são só reclamações. Ou seja, são pessoas muito negativas, que não constroem nada. Pelo contrário, só destroem por onde passam. Destroem as relações afetivas. Destroem as relações de trabalho. Fazem com que as pessoas evitem convidá-la para qualquer evento, pois são chatas demais e poderão estragar o bom astral da reunião.
O pior é que estas pessoas, que são verdadeiros ‘vírus reclamares’, aonde estão contagiam a todos. Sabe quando você está numa fila e tem uma pessoa que começa a reclamar da fila, da demora do governo e do mundo? Preste atenção. Em minutos, outras pessoas já estarão contagiadas pelo vírus da reclamação. Isto se você não estiver reclamando também.
Quem reclama de tudo e de todos atrapalha o ambiente, sua vida e as pessoas que estão em sua volta. Reclamar é bom. Mas viver reclamando de tudo e de todos é um convite a viver sozinho e ser chamando de chato e ranzinza. O pior é que estas pessoas não se acham erradas ou que reclamam demais. Só estão externando sua expressão da rebeldia e da verdade. E ainda falam para quem desejar escutar: “reclamo de tudo mesmo, doa a quem doer. Os incomodados que se afastem”.
Ele está certo. É seu direito reclamar de tudo. Mas também é nosso direito nos afastarmos de pessoas tão chatas.
Participe da Conversa