A arte da comunicação
A forma como assimilamos as informações ocorrem através dos nossos sentidos. O ser humano tem cinco sentidos básicos: a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato. Cada pessoa tem um sentido que será mais presente do que outros, e esse será seu sistema representacional.
As palavras que alguém usa, refletem se ela está usando o sistema visual, o auditivo ou o cinestésico dela, e isso dá um insight de como o cérebro dela está, naquela hora, classificando a informação.
Você não pode dizer o que uma pessoa está pensando, mas pode ter uma boa ideia de como ela está pensando! Mas por que isso é importante? Quando você sabe ouvir o tipo de palavra que as pessoas estão usando, você sabe que “sentido” elas estão usando no pensamento delas. E sabendo isso, é uma conexão direta converter a sua linguagem para o sistema representacional dela, o que cria um rapport muito profundo e influência no nível inconsciente.
Quer um exemplo? A mulher diz: meu marido não me ama, ele nunca me traz flores, não me leva ao cinema e nem me olha daquele jeito especial. O marido responde: o que você quer dizer com não me ama… Evidente que sim… Eu digo a ela três ou quatro vezes por dia! É simples assim, ouvir as palavras representacionais que indicam em que sentido a pessoa está pensando, e ajustar o seu estilo de comunicação para combinar.
Quando você começa a perceber o que as pessoas dizem, irá notar que elas estão o tempo todo revelando o sistema representacional preferido delas, como mostram essas frases comuns. No exemplo acima, a mulher precisa “ver” a expressão do amor do marido. O marido por outro lado precisa se fazer “ouvir”. Alguns exemplos de como funciona cada pessoa no seu sistema:
Visual
- Eu vejo o que você quer dizer;
- Para mim parece bom;
- Eu imagino o quadro.
Auditivo
- Eu o escuto;
- Isso soa um alarme;
- Isso dá um clique;
Cinestésico
- Sinto que está certo;
- Eu não posso pegar o sentido;
- A sua ideia me toca profundamente.
Quando você se comunica com outra pessoa a partir do sistema representacional dela, você fala a mesma língua. Criando assim uma conexão onde todos saem ganhando.
Participe da Conversa