Por Dale Carnegie
Segundo Dale Carnegie, existe apenas um meio de conseguir que alguém faça algo. Você já parou para pensar, sobre isso? Sim, apenas um único meio. E este meio é conseguir que a outra pessoa queira fazer. Naturalmente, você pode fazer com que um homem lhe dê seu relógio encostando-lhe um revólver sobre as costelas. Pode obter de um empregado a sua colaboração- até você virar as costas ameaçando-o despedi-lo. Pode levar uma criança a fazer o que você deseja por meio de pancadas e ameaças.
Porém todos esses cenários têm repercussão profundamente indesejáveis. O único processo pelo qual posso conseguir que você faça alguma coisa é dando-lhe o que você quer. E o que quer você? John Dewey, o mais profundo dos filósofos da América, diz que a mais profunda das solicitações na natureza humana é “o desejo de ser importante”. Guarde essa frase “o desejo de ser importante”. Ela é muito significativa. Que quer você? Não muitas coisas, mas as poucas coisas que você deseja apresentar-se com uma insistência que não poderá ser negada. Quase todo o adulto normal deseja:
- Saúde e preservação da vida;
- Alimentos;
- Repouso;
- Dinheiro e as coisas que o dinheiro pode proporcionar;
- Vida futura;
- Satisfação sexual;
- O bem-estar dos filhos;
- Uma sensação de importância.
Quase todos esses desejos são satisfeitos – todos, menos um. Existe um que se apresenta quase tão profundo, quase tão imperioso como o desejo de alimento ou de repouso e que raramente é satisfeito. É o que Dewey designa por “desejo de ser importante”.
Reflita sobre isso, como você pode satisfazer essa necessidade?
Voltaremos a falar sobre isso no próximo artigo.
Até lá!
Participe da Conversa