Este mês nós tivemos um Júri Simulado na faculdade de Direito. Júri Simulado é uma atividade onde alunos escolhem um tema, formam dois escritórios de advocacia, um para defender e outro para acusar o tema escolhido. Três são juízes e o resto da classe forma o júri. O tema que foi escolhido pelos escritórios foi Eutanásia. Independentemente das questões técnicas desta atividade, são nesses momentos que temos um sopro de certeza do curso que escolhemos, pois experimentamos por breves minutos uma aproximação das atividades profissionais que podemos exercer.
Eu só tive essa experiência dentro da Universidade, pois antes disso estava muito preocupada com o vestibular e notas da escola, além de não ser madura o suficiente para já ter me antecipado um pouquinho em relação a ter ido atrás de experiências deste tipo. Experiências que me dessem um gostinho daquela profissão que eu pretendia seguir ou teria como opção escolhendo fazer tal curso.
Essa etapa de confirmação do curso é muito importante e marcante na vida de um universitário. Dependendo de quando, como e com quem se teve essa experiência fará diferença no profissional que você irá se tornar. Eu tive a sorte de ter essa experiência no começo do curso, com pessoas maravilhosas ao meu lado, tanto amigos, quanto professores e em um momento delicado da minha vida. Porém quem já está no segundo ou terceiro ano de um curso ou faculdade e ainda não sentiu esse tesão pela escolha que fez deve ir atrás de atividades que possivelmente despertem essa sensação.
Outra coisa que ficou muito clara para mim é que as amizades que fazemos dentro de uma faculdade são possíveis contatos de trabalhos e projetos que podem se desenvolver. E não só pelas igualdades que vemos uns nos outros que fizeram nos aproximar, mas principalmente pelas diferenças que podem enriquecer um projeto de trabalho e desenvolver nossas dificuldades. Digo isso não no sentido de objetificar as amizades que fazemos, muito pelo contrário. Trazê-las para mais perto de nós em relação a uma coisa que não vamos poder fugir, que é a atividade profissional. Se nós pudermos ter pessoas queridas, que enriqueçam nosso projeto e nos faz pessoas melhores devemos aproveitar essa chance e fazer com que o trabalho não tenha aquele estereótipo de apenas obrigação, mas sim de ser prazeroso e que permita o desenvolvimento da pessoa humana.
Por isso agradeço demais a todos os meus amigos de faculdade, aos meus professores e aos amigos que fiz estagiando. Quero estar perto de vocês para poder ajudá-los nos seus projetos e me desenvolver como pessoa humana pela sua companhia diária.
Participe da Conversa