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Na última publicação da coluna de endomarketing falei sobre as primeiras dez ferramentas que podem transformar o clima empresarial e, hoje, veremos outras dez opções, vamos lá?
- Datas festivas e aniversários – nada como ser lembrado e sentir-se querido nas datas especiais, não é mesmo? E essa é uma ferramenta simples, mas efetiva para agradar os colaboradores. Isso inclui aniversários, casamento, nascimento de filhos…;
- Clubes de leitura – a vantagem de estimular uma postura mais crítica e analítica por parte de seus funcionários através do clube de leitura é complementada pela delícia de ler. Além da vantagem em estimular a troca, o conhecimento e o espírito de equipe;
- Clipping Eletrônico – Também conhecido como clipagem, é um recurso que acompanha e registra todos os assuntos relacionados à empresa e que são divulgados na mídia. Se bem executada, a clipagem contribui com as estratégias e tomadas de decisão da empresa. Existem empresas especializadas em clipping e que podem automatizar este procedimento para sua empresa;
- Memória: Que tal resgatar a história da sua empresa? Este resgate contribui com a redescoberta dos valores da organização, reforça o vínculo entre os funcionários e a empresa, (re)construindo e fortalecendo a identidade da organização;
- Ambientação: Que tal pensar em um design estruturado para os ambientes de sua empresa e favorecer diversos aspectos internos, desde a produtividade até a colaboração entre equipes multidisciplinares?
- Valorização de Funcionários: Esta sem dúvida é a mais básica e, acredito, a mais importante, diria até obrigatória ferramenta de endomarketing. Atitudes simples, mas poderosas, como o reconhecimento dos pontos positivos e sucessos dos seus funcionários e equipes. E isso pode ser colocado em prática fazendo o uso de diferentes ferramentas ou até mesmo através de palavras e/ou gestos de reconhecimento;
- Intervenções Teatrais: Agora, e se você levasse um grupo de artistas para falar de maneira objetiva sobre os pontos que considera importante comunicar aos seus colaboradores? A vantagem é que a ação é rápida e pode ser realizada diretamente nos setores cujos a mensagem é pertinente;
- Grupo de exercícios coletivo: A preocupação com a saúde dos seus funcionários é uma forma de valorização e cuidado. Portanto, disponibilizar um profissional capacitado e alguns minutinhos, alguns dias por semana para que os funcionários tenham a oportunidade de se exercitar é uma ideia e tanto;
- Jogos e competições (saudáveis) internas: Interessante para integrar equipes e melhorar a produtividade em prol de um mesmo objetivo. Contribui com o desenvolvimento de competências e interação entre os participantes;
- Mensagens por celular: É importante frisar que este tipo de comunicação só pode ocorrer com a autorização do funcionário, jamais deve ser imposta. Facilita demais a comunicação, pois é rápida, objetiva, de baixo custo e direta.
Agora que tal aproveitar o final do ano e planejar um conjunto de ações com ferramentas de endomarketing para aplicar no ano que vem com suas equipes? Inclua atividades diferentes e interessantes no calendário e veja o clima da sua empresa se transformar!
Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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