fbpx

Contemple, redistribua e dê a volta por cima em 2018

Este é o momento de parar e analisar a sua evolução durante o ano, verificar seus erros e acertos, qual foi o aprendizado e, principalmente, o que se pode melhorar para o próximo ano ser ainda mais promissor.

Este é o momento de parar e analisar a sua evolução durante o ano, verificar seus erros e acertos, qual foi o aprendizado e, principalmente, o que se pode melhorar para o próximo ano ser ainda mais promissor.

Esta estratégia é utilizada anualmente pelas organizações e é fundamental para que você possa ter ciência sobre o seu atual cenário e assim projetar o futuro de forma mais assertiva, contemplando e redistribuindo novas estratégias em direção ao seu objetivo no próximo ano.

Faça um balanço do seu Aprendizado

Aqui o objetivo é verificar a evolução das estratégias utilizadas e conhecimentos adquiridos em um determinado período.

Cuidado com os seus pensamentos, principalmente, aqueles que insistem em pairar em sua mente como: “ah… isto não funciona, isto eu já sei, é óbvio demais, é só utilizado nas organizações, eu já sei tudo só preciso de dinheiro, já tenho todas as competências, os problemas são os outros”… e por aí vão muitas e muitas crenças e limitações.

Não tenha medo de errar ou aceitar que errou. Aprenda com os erros e evolua todos os dias.
(Adriane Yared)

O ideal é fazer este balanço a cada semestre para que as ações incongruentes sejam corrigidas rapidamente.

Nesta etapa você irá analisar quais competências precisará desenvolver ou potencializar, quais foram os aprendizados e, o mais importante, o que não poderá continuar executando para evitar o distanciamento dos seus objetivos.

Conforme dito acima, tenha cuidado com os seus pensamentos, principalmente aqueles que te dizem: ah isto não funciona, isto eu já sei e isto é óbvio demais.

Realize o diagnóstico

Com a análise do balanço do seu aprendizado, você fará o diagnóstico da sua trajetória e processos que vem utilizando para chegar ao que deseja, identificará seus “gaps”, erros e acertos vivenciados dentro de um período, evitará os erros e manterá tudo que foi eficiente para o próximo ano. Com ele terá uma visão sistêmica da sua eficiência e ficará muito mais fácil aperfeiçoar, modificar, procurar novos conhecimentos e desenvolver o que for necessário.

Com estas imprescindíveis etapas você terá importantes informações levantadas e analisadas com afinco. Identificando estes problemas (sintomas, causas e consequências) você desenvolverá, implementará e acompanhará o seu novo plano de ação e assim definindo suas Novas Metas.

Análise de competências e definição de alavanca

Abaixo uma ferramenta bem simples que te ajudará neste inicio de replanejamento para 2018.

Liste até 8 competências necessárias para você atingir o seu objetivo, pontue cada uma delas de 0 a 10 (como você avalia estas competências em você), defina entre elas qual se você der mais atenção irá alavancar as demais.

Feito isto, separe esta competência em um objetivo central, redistribuindo em mais três objetivos menores que, se concluídos, chegarão ao central e, abaixo deles, coloque três pequenas atitudes que, se executadas, concluirão estes objetivos menores e que por fim concluirão o objetivo central (faça a pirâmide 1 objetivo central – 3 objetivos menores – 9 atitudes).

Mas, vamos lá, para que tudo isto faça sentido para você, primeiramente desvincule esta metodologia como sendo somente para organizações, não pense: isto é o que todo mundo fala para fazer todos os anos ou é um modelo igualitário ou ele não funciona comigo…

Se este foi o seu primeiro pensamento, volte no item – Faça um balanço do seu Aprendizado, entenda que todos nós estamos aqui para aprender, compartilhar e potencializar o que temos de melhor.

A tendência e a decisão mais assertiva hoje é a reprogramação do nosso MindSet, desta forma você estará pronto para analisar e corrigir as suas ações.

Vou falar agora sobre o que faz o seu olho brilhar ao acordar pela manhã e ter energia suficiente para continuar o seu caminho mesmo que tortuoso, nesta incessante busca pelo seu objetivo, felicidade e plenitude.

Enquanto crianças, a direção ainda se mantém sem formas definidas, nascemos com nossos desejos, talentos e habilidades, ficamos perdidos e nesta nossa evolução se faz necessário uma exploração maior de como chegaremos ao objetivo, mas para isto precisamos utilizar um instrumento mágico, é como ter nas mãos uma bússola, que iremos girar, posicionar e apertar para que a agulha pare e aponte, e juntos possamos encontrar algumas respostas que indicarão o caminho a seguir e nosso propósito.

A sua maior felicidade, o brilho em seus olhos aparecerá quando conseguir responder as perguntas abaixo:

  • O que você AMA fazer?
  • O que você FAZ bem?
  • Do que o mundo NECESSITA?
  • Que tipo de RECOMPENSA você espera do mundo? (financeira, gratidão, energia boa, amor, reconhecimento, etc.).

Com estas respostas você romperá as barreiras racionais e desenvolverá o seu lado criativo, e estará pronto para realizar o balanço do seu aprendizado, fazer o seu diagnóstico, analisar e avaliar as suas competências para que refaça o seu planejamento e remaneje as suas ações para maiores conquistas em 2018.

Não limite a visão de si mesmo.

Ser cego não é ser deficiente visual. Ser cego é não deixar que os olhos da alma nos mostrem para onde ir e como fazer. Ser cego é não acreditar em nós mesmos e em nossa capacidade incrível de superar, aprender, ensinar e recriar.
(Adriane Yared)

“As suas desculpas não podem ser maiores que os seus desejos e sonhos. Você pode chegar onde sua mente te levar, basta acreditar e aceitar que todos nós temos limitações e precisamos aprender dia a dia coisas muitas vezes óbvias demais!”.
(Adriane Yared)

Gratidão a você leitor que me acompanhou durante todo o ano de 2017, lendo, curtindo e compartilhando os meus artigos.

Espero ter contribuído para o seu despertar e desenvolvimento. Em meus artigos procuro sempre compartilhar aprendizados do meu cotidiano que são valorosos e não somente conteúdos acadêmicos e específicos. Feliz 2018!

“Inove seu presente e surpreenda seu futuro!”

Adriane Yared

⚙️ AYCOACHING
Adriane Yared tem mais de 28 anos de experiência na área comercial, é Mastercoach em Vendas e Liderança, Design Thinker, Mentora Comercial e atualmente Mediadora e Conciliadora Judicial do TJSP/TJPR e TRF3 e Mediadora Extrajudicial. Bacharel em Direito, Bacharel em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós-MBA em Design Thinking, Master em Design Thinking, atualmente faz Pós-graduação em Processo Civil. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Comissão de Mediação e Conciliação – Campinas, plataformas Cloud Coaching e Mediar. Tem artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Coautora no Manual do Relacionamento com o Cliente, Coautora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito é o desenvolvimento dos profissionais da área comercial, liderança e solução pacífica e alternativa de conflitos, tudo integrado às diversas áreas estudadas somadas à sua expertise e experiência.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa