fbpx

Vamos começar o ano em alto astral!

Há uma frase de Peter Drucker que diz “cada vez mais as organizações deverão se parecer com bandas de jazz”. Mas por que estabelecer este paralelo entre uma banda de jazz e o funcionamento das organizações? Qual a relação entre os dois?

Meus amigos leitores, esta é a primeira postagem do ano e, para valorizar o fato, pensei em diferentes formas de aproveitar essa licença especial que eu tenho de compartilhar a vida de vocês e tentar contribuir, de alguma forma, com as expectativas pessoais e profissionais de cada um. Não é uma tarefa fácil, porém é agradável desafio que nos acompanha agora pelo quinto ano (lembre que também nos encontramos no espaço Dimensões do Sucesso).

Pensei em começar com uma polêmica retumbante e que teria por título Atrizes de Hollywood x Atrizes francesas, pois se tem tanta gente comentando sobre essa questão dos limites de assédio sexual x paquera, por que é que eu iria ficar de fora? E se alguém está na dúvida sobre o que isso tem a ver com o Coaching, já respondo… aguarde a próxima postagem. Mudei de ideia e achei melhor começar o ano em alto astral, aproveitando um vídeo que encontrei na Internet e reproduzo aqui.

Porém, quero antes contar uma pequena história. Entre minhas aventuras profissionais, alguns anos atrás eu fui contratado para organizar a apresentação de uma banda de jazz, em São Paulo e na Bahia. Não era um desafio enorme e nem representava um volume de dinheiro que enchesse os bolsos. Mas significava a oportunidade de viajar e ficar uns dias nas duas cidades, visitando amigos, com tudo pago. Porém, o grande prêmio que eu tive foi conhecer a banda do Marcelo Torres.

Há um bom tempo, o Marcelo Torres busca estabelecer paralelo entre uma banda de jazz e o funcionamento das organizações, apontando conceitos alinhados às demandas dos contratantes. Ele se inspirou na frase de Peter Drucker quanto a que “cada vez mais as organizações deverão se parecer com bandas de jazz”. Como músico de formação, ele desenvolveu as primeiras reflexões administrativo-musicais, criou sua banda e pegou a estrada. As apresentações se mostram pertinentes ao ambiente corporativo, ao abordar temas como gestão, formação de equipes, criatividade, motivação e relacionamentos de uma forma acessível a qualquer público, em qualquer lugar.

Vejam agora, no vídeo abaixo, uma apresentação recente do Marcelo Torres Jazz Band e façam as suas comparações com o ambiente corporativo que já conhecem e convivem. Façam as suas reflexões e tirem suas conclusões. No final, além de tudo o que irão concluir, aproveitem também para pensar se a sua forma pessoal de ver o assédio (ou a paquera) carrega pré-conceitos ou julgamento antecipado, e se estão mais associados com a linha das atrizes americanas ou das francesas. Se ficar na dúvida, traga o debate para a próxima postagem deste espaço.


Link Original: https://www.youtube.com/watch?v=2OWYr2M6JIo

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa