As habilidades socioemocionais são desenvolvidas ao longo dos anos, compreendem uma série de competências que servem para as pessoas conviverem em grupos, lidando com suas emoções, aprendendo gerenciar conflitos internos e externos, metas de vida, tempo, trabalhar em equipe, tornarem resilientes, terem empatia, construírem relações saudáveis consigo e com o próximo.
Em geral, as pessoas se capacitam profissionalmente por meio da formação acadêmica, mas não se preocupam com o desenvolvimento e aperfeiçoamento comportamental.
Para conviver com outras pessoas de forma saudável, em um ambiente de trabalho, existem algumas regras básicas de convivência, porém o principal é o respeito!
A educação social aliada ao controle emocional faz com que os relacionamentos sejam construídos de forma sustentável.
Entenda que sua profissão ou o cargo que você ocupa, não o faz melhor do que ninguém e que, os maiores indicativos de sabedoria e maturidade estão relacionados à melhor convivência humana, aliás, este é o verdadeiro objetivo de se desenvolver e aperfeiçoar as habilidades socioemocionais!
Muitas vezes, as pessoas reclamam das atitudes do colega, mas não percebem que estão agindo de forma inadequada, elas nem imaginam o quanto as suas atitudes estão impactando diretamente nas reações do outro.
Saber lidar com diferentes tipos de personalidade é fundamental para a sua carreira. Respeito, empatia, cordialidade, autoconhecimento, inteligência emocional, boa comunicação e até mesmo o bom humor, facilitam os relacionamentos no dia a dia profissional.
Se a pessoa tem habilidades socioemocionais satisfatoriamente desenvolvidas, ao invés de desperdiçar energia em uma circunstância negativa, poderá canalizá-la de forma positiva para contornar os conflitos do dia a dia.
Vale lembrar que o ser humano só muda seus pensamentos, sentimentos, comportamentos e hábitos se ele quiser e se conseguir enxergar os ganhos!
Há várias formas de aperfeiçoamento, uma metodologia com excelentes resultados tem sido o processo de Coaching, que envolve o autoconhecimento e o autodesenvolvimento.
Inúmeros profissionais e empresas procuram através do Coaching, ampliar suas habilidades e competências e assim, potencializar suas performances e alcançar melhores resultados para sua carreira e para as empresas.
A mudança que tanto queremos nem sempre depende do outro, às vezes tem que começar por nós. Não espere que o outro mude ou melhore, faça você a sua parte!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa