Ah o futuro! É impressionante como essa palavra se faz presente em nosso vocabulário e pensamentos no dia a dia. Já se deu conta como nos dias atuais, além de tentar prever o que está por vir (esse exercício de imaginar ou idealizar o futuro sempre existiu nas gerações passadas, embora com menor preocupação e intensidade), estamos cada vez mais ansiosos para descobri-lo?
O famoso Spoiler (que tem origem no verbo spoil, que significa estragar) que é quando alguma fonte de informação, como um site, ou um amigo, revela informações sobre o conteúdo de algum livro, ou filme, sem que a pessoa tenha visto, resume bem esse momento: não temos mais paciência nem para esperar o próximo episódio de uma série sem saber algumas coisas que vão acontecer.
E no mundo dos negócios, como tratar esse conjunto de fatos relacionados a um tempo que há de vir? Apostar na sorte? Criar seu próprio destino? Imaginamos como será o futuro, mas a verdade é que no mundo dos negócios, ninguém sabe exatamente como serão as empresas nos próximos 15 anos.
Nem mesmo as chamadas digitais de sucesso como Facebook, Google, Apple, Amazon, sabem com precisão, por isso elas tentam sair na frente e construir esse “futuro”. Tudo tem mudado de maneira muito rápida e disruptiva.
A única saída para as empresas acompanharem as mudanças e para se manterem no mercado é:
- Entender a Evolução Social (das pessoas);
- Tentar inovar (buscando constantemente novos processos);
- Seguir praticando o [RE] – REaprendendo, REfletindo, REplanejando e REfazendo.
Tudo ao mesmo tempo e em tempo real. A sociedade contemporânea não para e deixar seu negócio estacionado no tempo, é o primeiro passo para você não se preocupar com o futuro dele, porque ele nem vai existir!
Esse spoiler eu já te adianto, contar simplesmente com a sorte e não se preparar estrategicamente para o que está por vir é o roteiro ideal de um filme de terror para quem investiu tempo e dinheiro em um negócio fadado ao fracasso.
E você? O que tem feito na sua empresa em relação a isso? Está apenas esperando!?
Participe da Conversa