O jovem empreendedor, na busca de sua identidade funcional no mercado brasileiro, encontra uma série de elementos desafiadores num ambiente cada vez mais competitivo, exigindo muita habilidade como gestor e fundamentalmente um diferencial de qualidade dos produtos e/ou serviços que garantirão visibilidade num “mundo de iguais”.
A leitura corporal ou leitura não verbal, certamente agregará um valor diferencial importantíssimo para auxiliar na consolidação da empresa pretendida pelo jovem empreendedor. Para tanto, vamos abordar o funcionamento desta tecnologia para, em seguida, denotar sua aplicabilidade neste universo exponencial.
No momento de contratar:
Formar um time campeão, capaz de assumir com o mesmo entusiasmo que o líder, numa empresa sem solidez de mercado não é tarefa fácil, principalmente se não houver um atrativo de condições e salários compatíveis com os profissionais desejados.
A leitura corporal pode colaborar muito no processo de seleção de pessoal, pois um especialista na leitura não verbal pode realizar análises precisas da personalidade do candidato, além de captar incongruências em suas respostas no que tange ao compromisso, satisfação, empatia, determinação, engajamento etc. Tudo o que perguntarmos para uma pessoa o seu corpo somático responderá com sinais específicos (noventa e nove por cento inconscientes – resposta verdadeira) que podem conflitar com sua resposta verbal (um por cento consciente – resposta cognitiva, raciocinada, montada).
Exercer liderança:
Principalmente para um jovem empreendedor, a liderança pode não ser uma coisa fácil. Existem pessoas com um talento nato para a liderança, mas, mesmo assim, por falta de instrumentos de condução de grupos específicos, muitas inadequações podem dificultar uma condução satisfatória. É importante buscar ferramentas de desenvolvimento desta liderança de forma atual e alicerçada em parâmetros seguros.
A leitura corporal, em especial o Método LCB, proporciona ferramentas ideais para a formação de equipes coesas, baseado na Sistematologia. Originalmente constituída a partir da identificação do sistema de poder antroposófico e com base no primitivismo, onde o instinto alpha dominante é reconhecido pelo inconsciente do grupo, é possível identificar a pessoa de maior influência no sistema e, a partir dela, conduzir as demais. Além disso, sabendo a personalidade de cada liderado através da Leitura Fria (morfopsicologia e matemática visual) é possível personalizar a interatividade a partir do conceito de comunicação empática, ou seja, falar com cada pessoa como elas gostariam que falássemos com elas. Desta forma, os comandos serão absorvidos mais facilmente e com um mínimo de resistência, mesmo que contrarie pequenas crenças residuais.
Compensar sua inexperiência:
Obviamente, por mais que o jovem empreendedor tenha se preparado tecnicamente para exercer sua função de gestor do seu negócio, a experiência advém dos erros e acertos acumulados ao longo dos anos e isso não se aprende em cursos e afins.
A leitura corporal permite que o jovem empreendedor, ao lidar com o mercado, possa compensar sua pouca experiência na interação com os anseios de seus clientes através de dinâmicas personalizadas. Pesquisando-os a partir do que eles realmente sentem, expresso na linguagem não verbal, é possível conduzir o seu produto dentro de uma linguagem mais assertiva. Isso facilita o acesso à satisfação dos clientes por oferecer-lhes propostas em sintonia com suas necessidades e condições.
Busca de apoio e compreensão:
É muito comum ao jovem empreendedor encontrar a resistência de amigos e familiares em relação a lançar-se num novo negócio, principalmente se for original e com pouca ou nenhuma referência de mercado. É importante saber comunicar com estes nichos de pessoas próximas, pois elas podem gerar desgastes emocionais significativos, drenando a energia necessária para decolar o negócio que, acredite, vai exigir cada grama de energia disponível em sua fisiologia.
A leitura não verbal pode facilitar a comunicação do negócio para os amigos e familiares, pois através do conceito de comunicação empática abordado há pouco, é possível criar uma forte conexão com a identidade de cada pessoa em particular. Dentro do universo da programação neurolinguística (PNL) sabemos que o resultado da comunicação depende da competência do comunicador e não da limitação do comunicado. Assim, comunica mais quem sabe a linguagem que o outro tem mais facilidade de compreender.
Parcerias:
É fundamental que o jovem empreendedor saiba formar excelentes parcerias para que seu negócio se torne sustentável. Um único fornecedor que lhe traga problemas pode comprometer sua imagem, funcionalidade e resultados financeiros de forma devastadora.
A Leitura Corporal, proporcionando-lhe a capacidade de traçar perfis psicológicos seguros de seus interlocutores e, em tempo real, saber tudo o que eles estão sentindo, possibilita-lhe fazer as perguntas certas para descobrir o que estão pensando, gerando um altíssimo nível de segurança no estabelecimento de contratos. Imagine aquela situação onde seu interlocutor diz quem tem certeza de que pode cumprir os prazos solicitados (verbalmente), mas balança a cabeça negativamente num flagrante caso de incongruência (entre o verbal e não verbal), demonstrando forte conflito interno. Com as perguntas certas a partir de conflitos como este, o corpo somático responderá exatamente o que se passa no sistema de crenças de seu interlocutor.
Divulgação:
Saber divulgar o seu negócio é tão importante quanto ter diferenciais de mercado, ousadia na obtenção de parâmetros novos em relação ao conservadorismo predominante e tecnologias de otimização de seu produto. Embora existam excelentes agências para promoção do seu negócio, ainda poderá utilizar ferramentas que criarão um diferencial na promoção de sua marca.
A leitura corporal aplicada à imagem, oferece campo próspero para a formatação de campanhas publicitárias muito mais assertivas e pontuais. É muito comum observarmos outdoors com os dizeres “sejam bem-vindos”, mas com pessoas de braços cruzados, corpo lateralizado etc. A linguagem não verbal está mostrando pessoas fechadas e com a atenção fora de alcance dos clientes. Já demonstramos, no início deste artigo, que nós lemos de inconsciente para inconsciente e saber comunicar com imagens compatíveis com o que está comunicando é fundamental e, porque não dizer, vital para tornar sua empresa sólida num “mercado de iguais”.
Como pode observar, as aplicações da leitura corporal para o segmento do jovem empreendedor são amplas, abrangentes e extremante necessárias. Uma pessoa com um negócio novo, num mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e atualizado dia a dia, certamente se beneficiará de um poderoso instrumento que permite ampliar e manter relações ecologicamente sustentáveis, pois o que garante o sucesso de qualquer empreendimento é a fidelização a longo prazo de seus clientes.
Esperamos que você tenha se despertado para o aprofundamento deste tema que tanto pode colaborar com seu negócio, desde a sua estruturação, passando pelos clientes internos até chegar nos clientes externos, seus “verdadeiros patrões”.
Para saber mais sobre o Método LCB – Escola Leitura Corporal Brasil acesse www.leituracorporalbrasil.com.br.
Participe da Conversa