Não é novidade que para o negócio ser bem-sucedido, além da parte operacional é preciso também uma boa gestão.
Mas eu conheço muitos empreendedores, que antes de abrirem seus negócios, não realizam o plano de negócios, tão pouco um planejamento anual para sua empresa, e destes alguns conseguem ter sucesso e outros não…
Você conhece pessoas empreendedoras e criativas, que têm milhares de ideias, mas não conseguem tirá-las do papel?
E outras que planejam minimamente cada detalhe do seu negócio e ainda assim, não conseguem fazer acontecer?
Como toda carreira, para investir em um negócio, demandam algumas habilidades e competências, principalmente uma boa ideia, coragem para colocar em prática, planejamento e mão na massa!
Não basta ser criativo, ter várias ideias brilhantes se não souber colocar em prática. Mas calma, nem tudo está perdido, se você é uma pessoa criativa, porém nem tanto operacional ou de planejamento, você terá duas opções:
- Escolher profissionais da sua confiança e que estejam alinhados contigo em relação a crenças, valores pessoais e objetivos do negócio, para juntos unirem forças e fazerem o negócio acontecer.
- Ou, se for possível implantar sua ideia sem uma equipe, você pode investir em um processo de desenvolvimento, para adquirir as habilidades necessárias para planejamento e gestão.
Independentemente da necessidade de um ou mais sócios é muito importante construir e manter bons relacionamentos, afinal nós vivemos em sociedade!
Outras necessidades não menos importantes são, a habilidade em prospecção, vendas e mapeamento do negócio e do mercado.
Para ter uma visão completa do negócio, as empresas investem em gestão por processos, pesquisas mercadológicas, analisam com frequência o perfil do cliente e suas necessidades.
A gestão por processos permite criar uma compreensão de como as atividades são realizadas na empresa e, ao mesmo tempo, revela gargalos, ineficiências que podem ser corrigidas em tempo hábil e oportunidades de inovações e melhorias constantes.
Muitas vezes a rapidez na tomada de decisão é necessária e quando se tem a foto do negócio e a mensuração dos resultados, facilita a decisão.
Mas como sabemos também não adianta tanto planejamento se não houver o perfil empreendedor, um perfil de profissionais que têm coragem de assumir riscos calculados, que têm vontade de fazer acontecer e colher bons frutos de suas ideias.
Percebo que muitas pessoas deixam de empreender e optam por uma escolha mais segura, por medo de arriscar.
Ter uma visão clara de realidade do mercado e das suas competências, para saber o que você tem e o que precisa desenvolver para fazer seu negócio virar e prosperar, deve ser uma preocupação constante de todo o empreendedor!
Caso você se identifique com a carreira empreendedora e queira investir em você, em seus projetos e desenvolver novas habilidades para prosperar de forma certeira, eu aconselho você investir em um processo de Coaching, onde o Coach será seu parceiro neste desenvolvimento.
O processo de Coaching, através de uma metodologia cientificamente comprovada gera reflexões, autoconhecimento, transformação, trabalha crenças limitantes, potencializa capacidades, e habilidades de um individuo ou grupo, seja em sua vida pessoal ou profissional.
Este processo tem uma lógica, que gera de forma gradativa o autoconhecimento, definição de objetivos, desenvolvimento do foco, disciplina, planejamento, ação, melhoria contínua e resultado.
Antigamente para empreender bastava ter vontade e arriscar, hoje percebemos que quem tem conhecimento do negócio e investe em novas habilidades e competências, pode aproveitar melhor as oportunidades!
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
Participe da Conversa