“Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chama-lo de destino”
(Carl Gustav Jung)
Olá Caro Leitor,
Fazer as escolhas certas é um desejo que a maioria das pessoas quer e você sabia que ter mais consciência de si é o que torna a vida mais assertiva?
Escolhemos de acordo com a consciência, que significa um sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior.
Considerar que existe uma só consciência é injusto, uma vez que segmentamos áreas na nossa vida e para cada uma criamos uma lógica, emoção, crença e prioridade.
A proposta da teoria das 12 Dimensões da Consciência, criada por Fabio Novo é autorreflexão e lucidez para a tomada de decisão.
As dimensões da consciência são: Pessoal, Corporal, Emocional, Mental, Energética, Potencial, Expressiva, Evolutiva, Relacional, Profissional, Social e Espiritual.
Fonte: http://www.believecoaching.com.br/2014/09/as-12-dimensoes-da-consciencia
No meio da roda, você pode colocar seu nome ou escrever “Eu”. Conforme as perguntas abaixo correspondentes a cada nível, pinte a roda de fora para dentro com a nota de 0 a 10 para cada área, quanto mais preenchido, mais consciência de si.
- Consciência Pessoal:Qual é a sua missão de vida?
- Consciência Corporal:Se o seu corpo falasse, o que ele diria a você?
- Consciência Emocional:Como você se relaciona com as suas emoções?
- Consciência Mental:Que impacto seus padrões têm sobre seu estilo de vida?
- Consciência Energética:Como você gerencia sua energia?
- Consciência Potencial:Qual a relação entre os seus aprendizados e as suas crenças?
- Consciência Expressiva:Como você cria a sua realidade?
- Consciência Evolutiva:Como você se relaciona com processos de mudanças?
- Consciência Relacional:Como você se relaciona com você mesmo?
- Consciência Profissional:O que o trabalho significa para você?
- Consciência Social:Como você contribui para a evolução da sociedade?
- Consciência Espiritual:Como e quando você se conecta a sua essência?
Após a reflexão e o preenchimento da roda, some todas as classificações e divida o resultado por 12. Você encontrará a média de nível de consciência:
- Nível 1 – TER – de 0 a 5:as áreas que estiverem nesse primeiro nível são consideradas inconscientes ou pouco conscientes, sendo necessário trabalhá-las mais, investindo tempo e energia. São também as maiores oportunidades de crescimento. Você as tem e sabe disso, mas muitas vezes não sabe o que pode fazer com elas.
- Nível 2 – FAZER – de 5 a 8:você tem um bom nível de consciência das que se enquadram aqui e sabe o que fazer com elas. Demanda um pouco de energia e também doa com facilidade, com um pouco mais de investimento atingirá o próximo nível.
- Nível 3 – SER – de 8 a 10:as notas que chegaram nesse patamar são relacionadas aos setores nos quais você já tem bastante ou completo domínio. Nelas que devemos nos apegar para desenvolver todas as outras consciências. Nesse nível nós doamos energia e não há desgaste para colocar em prática. São talentos!
Tendo posse desse autoconhecimento, acredito que seja mais fácil para compreender o que precisa ser refletido e desenvolvido para construir a vida que sonha!
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa