Em fevereiro do ano passado, a reforma do Ensino Médio virou lei e deu uma importante responsabilidade ao estudante: definir em quais disciplinas ele irá se aprofundar.
Com esta reforma, que entra em vigor a partir de 2019, os jovens poderão escolher suas matérias de preferência logo no início do Ensino Médio (40% do currículo será reservado aos chamados itinerários formativos, formado pelas áreas: matemática, linguagens, ciências da natureza, ciências humanas, além da formação técnica e profissional). Os 60% restantes deverá ser definido pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), ainda em discussão.
Essa nova situação poderá trazer ainda mais pressão para esse momento de vida dos jovens, que precisarão saber pelo menos qual área do conhecimento em que se especializarão (Saúde, Humanas ou Exatas).
É um momento de vida em que poucos têm a maturidade vocacional suficiente para tomar essa importante decisão. Ainda não possuem um suficiente grau de autoconhecimento. Não conhecem seus talentos, habilidades, valores. E, o mais importante, muito provavelmente desconhecem os seus propósitos de vida.
O uso do Coaching surge nesse processo para contribuir com o jovem, possibilitando a ele tomar a decisão mais apropriada, com vistas ao seu sucesso profissional. O Coaching é a ferramenta de desenvolvimento humano mais utilizada no mundo. Segundo a ICF (International Coach Federation), Coaching é “uma parceria entre o coach – profissional treinado para entregar o processo de Coaching – e o coachee – pessoa que passará pelo processo de Coaching”. Os dois atuam “em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos”.
Nesse processo, o coach e o coachee identificam objetivos, traçam metas e estabelecem os pontos que indicarão o sucesso. No caso do Coaching vocacional, o sucesso será o jovem ter certeza sobre a sua opção profissional.
No livro que escrevi em parceria com Aline Peixe, intitulado 8 Passos para acertar na Escolha da Profissão – Um guia prático para você tomar a melhor decisão!, estimulamos o jovem a realizar um autocoaching. É repleto de exercícios, ferramentas de Coaching, dicas, perguntas reflexivas e imagens, o que torna a leitura leve e prática. Chegamos nesse método, pois no decorrer de nossa trajetória fomos aperfeiçoando nosso trabalho baseado na metodologia do Instituto MS Coaching de Carreira. Até que nossa experiência, aliada aos conteúdos absorvidos em nossas formações, deu forma a esta metodologia, formada por um passo a passo, para ficar mais fácil para jovens alcançarem o resultado desejado, que é a escolha assertiva da profissão. E como percebemos que ela trouxe resultados significativos a muitos jovens, resolvemos escrever o livro para dividi-la com aqueles que estão passando por esse difícil momento de decisão. Convido você a conhecê-los abaixo:
✔ Passo I – Análise como está a sua maturidade vocacional;
✔ Passo II – Pense em quais são suas áreas de interesse;
✔ Passo III – Encontre sua vocação e seu propósito;
✔ Passo IV – Descubra quais são os seus valores;
✔ Passo V – Trace o seu perfil;
✔ Passo VI – Conheça quais são os seus talentos e habilidades;
✔ Passo VII – Confronte com a realidade: pesquise muito;
✔ Passo VIII – Analise as opções.
Seguindo os passos, o estudante terá um grau de autoconhecimento maior e saberá quais são as formas de atuação do profissional. Já sabendo qual profissão seguirá, poderá aproveitar da melhor forma o seu Ensino Médio. Atuar de acordo com a vocação é um dos principais fatores para o sucesso.
* Você encontrará o livro 8 Passos para acertar na Escolha da Profissão – Um guia prático para você tomar a melhor decisão! em formato digital nos links abaixo:
✔ Saraiva
✔ Amazon
Participe da Conversa