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O que significa SEO? Descubra como ele pode aumentar a audiência do seu site!

Entender o que significa SEO é fundamental para se destacar no Google. Aprenda neste artigo de Almir Rizzatto, especialista em Marketing Digital.

A importância de você entender o que significa SEO.

Talvez você já tenha ouvido falar, mas ainda não sabe o que significa SEO. Se este é o seu caso, entenderá neste artigo, de forma bastante clara, esse termo tão importante.

SEO é o acrônimo de Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca). De forma resumida, trata-se de um conjunto de técnicas para fazer com que textos, páginas e sites sejam bem rankeados organicamente nos buscadores.

E aqui cabem duas explicações, antes de irmos adiante. A primeira se refere ao rankeamento orgânico. O que é isso? Nada mais é do que os resultados que aparecem de imediato, abaixo dos anúncios, quando fazemos uma pesquisa no Google. E, claro, dependendo da expressão buscada, podem surgir dezenas de páginas com resultados.

Quanto aos buscadores, obviamente sempre lembramos do Google. Afinal, ele corresponde a mais de 98% das buscas que são feitas no Brasil. Entretanto, há outros, como Bing e Yahoo.

Um estudo do Google mostrou que 95% das pessoas não passam para a segunda página quando fazem uma pesquisa. Você passa? Eu raramente… Normalmente só fazemos isso quando realmente não achamos nada que tenha nos agradado na página inicial.

Isso acontece porque hoje navegamos de forma extremamente rápida. Queremos o tempo todo a solução para nossos problemas imediatamente. E, com isso, tendemos a acessar o que está ali, mais fácil, a um clique.

Mas como conseguir destaque para os artigos que você produz no seu blog, por exemplo? Como fazer com eles apareçam na primeira página dos buscadores? É justamente aí que entram as técnicas de SEO.

A importância de você entender o que significa SEO

Na minha agência, a RZT Comunicação, já perdi as contas de quantas vezes pessoas e empresas me ligaram reclamando da baixa audiência de seus sites. Mesmo com conteúdos relevantes, o número de acessos era muito baixo. E por que isso acontece? Um dos motivos é o fato de esses textos não estarem configurados para SEO. E aí, com o trabalho de edição e revisão de todos os materiais que fazemos, os resultados aparecem.

Hoje, já não basta um texto bem escrito na web, com conteúdo informativo. É preciso que ele tenha também as técnicas de SEO. Caso contrário, é como se o conteúdo não existisse para a principal ferramenta de pesquisa da Internet!

E eu entendo perfeitamente a sua frustração quando você faz um artigo sensacional, que deu enorme trabalho para produzir, e ninguém lê. Mas o bom é que agora, sabendo o que significa SEO e a importância dele, você pode mudar essa situação. E, até mesmo, ter seu texto na primeira página do Google.

Você tem ideia do valor que isso tem? Quantos acessos o material poderá ter, de forma gratuita, sem fazer com que você gaste um centavo em anúncios.

Quando isso acontece, ocorrem três situações. A primeira é, óbvio, o aumento da audiência desse material bem posicionado organicamente. A segunda é o crescimento dos acessos ao seu site, afinal, o texto está dentro do seu domínio. E isso pode resultar até em negócios, com a venda de produtos ou serviços. A terceira consequência é a geração de autoridade. Quem aparece no topo do Google é mais valorizado, passa a ser cobiçado pelo mercado.

Dicas básicas para escrever com técnicas de SEO

O Google tem centenas de fatores que ele leva em consideração na hora de ranquear um conteúdo. Abaixo, listo regras básicas que precisam ser cumpridas em cada publicação.

  1. Antes de qualquer coisa, é preciso definir a palavra-chave do texto. E não precisa ser só uma palavra, pode ser uma expressão. Por exemplo: “o que significa SEO” é a palavra-chave deste meu artigo;
  2. Use a palavra-chave no título;
  3. Coloque a palavra-chave na URL (link);
  4. Crie pelo menos um intertítulo/subtítulo no seu material com a palavra-chave;
  5. Espalhe palavra-chave ao longo do texto, sem ficar muito repetitivo;
  6. A imagem que você publicar para ilustrar o artigo precisa ter a palavra-chave no nome do arquivo e nas atribuições.

Bem, agora você já sabe o que significa SEO, mão na massa! Ou melhor, no teclado!

Almir Rizzatto possui graduação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Marketing. É fundador da RZT Comunicação, criada em 2006 e que atende empresas de todos os portes e profissionais liberais. A agência oferece soluções em comunicação, como Marketing Digital, redes sociais, conteúdo para sites e blogs, e-books, assessoria de imprensa e Media Training, entre outros. Almir também atua como palestrante, instrutor e consultor em Marketing Digital. Entre os cursos oferecidos estão os de Marketing Digital, redes sociais e SEO, com os quais já capacitou centenas de profissionais.
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