Para as empresas, é cada dia mais desafiador ter sucesso no mundo atual. É um mundo em que a competitividade é crescente. As mudanças acontecem em ciclos cada vez mais curtos. Há muita incerteza quanto ao futuro.
Essa realidade externa se reflete dentro das empresas e afeta as pessoas, que também andam mais competitivas do que nunca.
Aparentemente elas trabalham em equipe e compartilham tarefas, mas na realidade se consideram adversárias potenciais na corrida por cargos melhores.
E o que as pessoas fazem para ter vantagens sobre os concorrentes? Se fecham, guardam informações estratégicas e não dividem conhecimentos relevantes. Isso cria um grande problema para as empresas. Elas precisam que os funcionários sejam altamente integrados, compartilhem informações e somem suas competências para ter um desempenho superior.
Mas os funcionários só pensam em termos de cada um por si.
Que situação contraditória, não? Como passar de um clima interno de competição para um ambiente de integração?
A saída para esse dilema está na confiança. Entre os estudiosos da gestão corporativa, a confiança tem sido apontada como um mecanismo que torna as relações humanas mais abertas e cooperativas.
Veja, a confiança favorece a integração dos funcionários. Ela faz as pessoas se sentirem mais à vontade para cooperar. Com isso, os processos e informações fluem melhor, e a empresa torna-se mais ágil, mais dinâmica.
A confiança torna as pessoas mais abertas para o intercâmbio de conhecimentos e experiências. Elas não têm receio de perderem suas “vantagens competitivas” e compreendem que, nesse intercâmbio, têm muito a ganhar.
Com isso, a empresa pode realizar a gestão do conhecimento, que é um fator estratégico para o alto desempenho. Um ambiente de confiança também favorece a inovação. As pessoas se sentem mais seguras para dizer o que pensam, usar a criatividade e expressar seus talentos.
Essa diversidade de ideias é o celeiro das soluções inovadoras que são tão importantes para as empresas no cenário atual.
Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios que um clima de confiança traz para as organizações.
Agora, não se pode esperar que as pessoas tomem por si próprias a iniciativa de confiar mais umas nas outras. Confiar significa assumir uma condição de vulnerabilidade perante o outro, e isso é algo que ninguém está disposto a fazer.
Cabe, portanto, às empresas tomarem a frente nesse processo e criar condições para que a confiança se estabeleça internamente. E isso inclui uma adequação de políticas, processos, estratégias e aspectos culturais da organização.
Criar um clima de confiança é um trabalho que exige muito empenho e só apresenta resultados com o passar do tempo. Mas uma vez estabelecida dentro da organização, a confiança se torna um diferencial competitivo que concorrência nenhuma consegue copiar.
Confiança é o diferencial das empresas de sucesso!
Assista ao vídeo abaio, compartilhe esse conteúdo e faça com que muitas outras pessoas passem a encarar a confiança como uma oportunidade de aprendizado e enriquecimento.
Link original: https://www.youtube.com/watch?v=B5xlUfydEK8
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