Muito já se tratou aqui nesta revista, pelos meus artigos e os de colegas que postam suas ideias regularmente, quanto à questão do sucesso ao empreender um projeto, um negócio ou mesmo liderar equipes em empresas. Ainda que o conceito de sucesso seja complexo, pois cada pessoa pode ter a sua específica forma de determinar o que é e como reconhecer, uma coisa é certa: no momento e na situação correta, cada um saberá celebrar sua vitória.
Nesse sentido, hoje quero tratar de interessante abordagem publicada na Harvard Business Review, consolidada a partir de um grupo de debates do sítio 40billion.com (lançada em 2008, 40billion é uma plataforma para empresários e empreendedores compartilharem informações sobre tópicos de interesse profissional, incluindo a captação de recursos de investimentos). Para aqueles que vierem a ter vontade de conhecer mais sobre essa plataforma, assistam à apresentação em vídeo, ou entrem no site, façam seu cadastro e comecem a participar das atividades ali disponíveis.
Link original: https://www.youtube.com/watch?v=vBEBn3r_brU
Continuando, o debate que hoje me inspirou quis especular sobre os três principais fatores que levam um empreendedor a ser vitorioso (repito que vale apenas em uma avaliação padrão, pois os critérios de sucesso e vitória não são universais). Ninguém questiona que o espírito empreendedor é o que molda a economia dos países, porém é difícil moldar qualquer coisa se o público, o mercado-alvo, os clientes e consumidores nada souberem sobre produtos ou serviços. Portanto, eis aqui três conselhos de marketing que não podem ser esquecidos, mas, ao contrário, devem ser bastante praticados:
1) Defina bem quem é o cliente ou consumidor. De acordo com uma citação famosa do comediante americano Bill Cosby, “não sei a chave do sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar a todos“. A mensagem central é que um negócio não consegue ser tudo para todas as pessoas. Há chances muito maiores de fazer a conexão com um cliente ou consumidor se for explorado, especificamente, quem ele é e o que deseja. Grande parte do processo de construir sua marca estará em fazer escolhas difíceis ao segmentar a melhor e, potencialmente, mais fiel base de clientes ou consumidores. Quanto mais focado, será tanto mais fácil criar essa experiência personalizada que tornará a marca indispensável para aqueles que constituirão o seu mercado-alvo.
2) Determine seu benefício emocional. Fatos e números funcionais são apenas parte da história do relacionamento a ser construído, e as chances são de que eles sozinhos não diferenciem o seu negócio dos de seus concorrentes. Mas, ao descobrir como atingir a emoção e o sentimento dos clientes ou consumidores, estará aberta uma porta para a profícua construção da experiência com a marca. A principal e mais impactante ação que o projeto de marketing pode fazer é contar uma história que crie expressiva conexão emocional.
3) Crie a experiência consistente. Marketing, incluindo a mídia social, é sobre criar experiências que agregam valor à vida de seus clientes ou consumidores. O truque é aplicar essa experiência em todos os pontos de contato para que a marca seja consistente em cada interação. Tudo é um ponto de contato – até a logomarca, os funcionários e a equipe de atendimento ao cliente, o site da empresa e até mesmo seus perfis nas redes sociais. Se os clientes ou consumidores – ou até mesmo os funcionários – forem solicitados a montar um quebra-cabeça de seu negócio (história, missão, visão, valores e proposições de valor – ou diferenciadores) eles conseguem fazer isso?
Finalizando, eis aí o mais importante enigma que a ação de marketing deve proporcionar, indo além de ofertas, vendas e descontos. Deve-se unir peças como as de um quebra-cabeça, fortalecendo a cultura interna e a identidade da marca junto aos clientes ou consumidores, sendo que esse jogo depende de todos conhecerem o valor de cada peça e a devida posição no tabuleiro dos negócios.
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