Com as redes sociais e a participação cada vez mais ativa dos consumidores, tornou-se parte essencial do processo de criação das empresas ouvir e compartilhar com seu público-alvo ideias acerca das novidades de seus produtos e serviços. Criando assim uma atitude colaborativa na elaboração ou aperfeiçoamento naquele produto/serviço queridinho dos clientes.
Além do público-alvo, outros profissionais que não apenas os da criação, entram na equipe para somar novos conhecimentos e agregar ainda mais qualidades ao item elaborado.
Da mesma forma, deveria funcionar com a comunicação interna. Já que o endomarketing é o marketing voltado aos colaboradores da instituição, a comunicação colaborativa no endomarketing também deveria ter o mesmo propósito e ser voltada para o que espera o público interno.
No artigo de hoje, vamos além da ideia de que a comunicação interna deve ser pensada para atrair e agradar ao público interno. Na verdade, a comunicação interna deve ser usada para inspirar e agregar valor ao público interno.
Deixa eu explicar melhor:
Aquilo que sua empresa comunica serve para:
- Encher as caixas de e-mail dos colaboradores ou para disponibilizar espaços e canais para os colaboradores compartilhar ideias?
- Enaltecer os feitos da empresa e da diretoria ou abrir caminhos, possibilidades e reconhecimentos para todas as áreas, digo TODAS as áreas mesmo: qual foi a última notícia compartilhada internamente sobre uma conquista ou bom resultado do funcionário(a) que trabalha na copa ou na recepção?
- Para informar a decisão sobre a escolha da nova logo ou para pedir ideias e opiniões para a construção de uma logo de forma COLABORATIVA?
Essas questões acima podem ajudar a clarear um pouco o rumo que sua comunicação interna está tomando, ela é colaborativa e coparticipativa ou informativa e impositiva?
Ideal seria ser colaborativa em todas as decisões, mas claro que nem sempre é possível né? Mas quando conseguimos integrar o grupo ao máximo de atividades contribuímos com o crescimento do todo e não apenas de alguns poucos mais próximos da diretoria.
Ok, falamos que a comunicação colaborativa pode ser realizada para a construção de um produto/serviço a contento do cliente e contando com a sua participação no processo de desenvolvimento e, também, que ela pode acontecer através da integração dos funcionários de todos os setores da organização e contribuindo para o desenvolvimento do todo, mas e a comunicação colaborativa e o seu poder de ajudar ações e campanhas externas aos interesses da empresa? Como você usa o poder da comunicação interna da sua empresa para colaborar com causas e ajudar terceiros?
Falo isso pensando em todas as possibilidades que a comunicação interna tem em apoiar causas e ajudar pessoas de diferentes realidades. Veja alguns exemplos:
- Qual foi a última campanha de arrecadação de agasalhos que você fez na sua empresa?
- Já criou campanhas para ajudar vítimas de tragédias naturais: enchentes, desabamentos, frio/calor extremo?
- E para apadrinhar uma criança em idade escolar e arrecadar os materiais para um novo ano letivo? Ou simplesmente doar as mochilas (em bom estado é claro) dos filhos dos funcionários?
- Campanhas de doação de brinquedos, alimentos, roupas, calçados etc. etc. etc.
A comunicação colaborativa tem várias faces, mas um único objetivo: COLABORAR! Então pergunte-se: venho colaborando através da minha comunicação? Com quem? Como posso colaborar ainda mais?
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