“Não deixe o ruído das opiniões de outras pessoas calar a sua voz interior. Tenha coragem de seguir seu coração e intuição” (Steve Jobs)
Já foi cobrado ou se cobrou para ser mais criativo?!
Se sim, eu imagino a tensão e ansiedade que deveria estar nesse momento de cobrança para criar e na mente aparecer somente uma tela em branco ou uma nuvem carregada de confusão e desespero. Mas acalme-se, se esse for o sofrimento. Nesse artigo vou sugerir algumas dicas de como você pode facilitar o processo de criação.
Segundo o dicionário:
Criatividade: É a capacidade de inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.
O termo bloqueio criativo é quando essas habilidades acima não correspondem com o tempo prorrogado das nossas expectativas.
O chavão “Nada se cria, tudo se copia e se transforma”, pode nos ajudar em parte, apesar de não ser uma verdade absoluta. Acredito que muitas coisas ainda podem ser criadas! Mas consideremos o sentido de transformação, o que dentro do Coaching utilizamos muito o termo cocriação, que deduzo como o conjunto de ideias que podem resultar em um mundo de possibilidades.
O que pode influenciar no bloqueio da sua criatividade:
- A busca pela criação perfeita naquele exato momento;
- Preocupação do que os outros podem pensar a respeito;
- Insegurança do impacto que aquele conteúdo pode gerar para você;
- Instabilidade emocional, não estar em paz pode prejudicar sua concentração;
- Não estar numa congruência cardíaca* na sua vida pessoal e profissional.
*Congruência cardíaca é ter coerência e alinhamento do seu pensamento, com suas emoções, comunicação verbal e corporal e comportamento.
Cuide dos detalhes acima, sei que em muitos momentos esses sabotadores podem parecer seus melhores amigos que aconselham e impedem de fazer besteiras, mas se precisar usar a criatividade, finja-se de surdo e dê atenção nos itens somente após criar, com o intuito de lapidar o que foi feito. Lembre-se, perfeição é um aprimoramento daquilo que faz com o tempo.
O que pode facilitar o seu processo criativo:
- Valorizar seu potencial e acreditar na sua intuição e imaginação;
- Faça uma lista de insights e ideias sobre o que deseja criar;
- Pesquise e se inspire no que esteja envolvido com o tema;
- Tenha o seu local seguro, um ambiente onde permite ter esse clima para criar;
- Converse e esteja antenado na variedade e diversidade, isso pode facilitar as sacadas para criar algo novo;
Espero que tenham sido úteis as informações acima e que você esteja pronto para se permitir a dar o seu melhor!
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa