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Já ouvi de muitas pessoas frases do tipo:
- “Eu não sei vender porque não sirvo para cobrar as pessoas”;
- “Eu não sei vender porque eu não gosto de insistir e parecer chato”, ou
- “Eu não sei vender porque eu tenho a impressão de que estou enganando o outro”.
Acontece que assim como precisamos quebrar as objeções dos nossos clientes também precisamos fazer alguns exercícios e quebrar as nossas próprias objeções.
Deixa eu explicar melhor:
- Quando alguém me diz que não gosta de vender porque não sabe cobrar as pessoas, na verdade pode estar me dizendo que tem medo de perder os amigos ou aprovação dos outros, mesmo que isso tenha muito mais a ver com a falta de compromisso do outro em honrar com suas contas.
- Quando alguém me diz que não gosta de vender porque não gosta de insistir e parecer chato, na verdade esta pessoa pode estar com medo de ser criticado, rejeitado ou até mesmo de ser inconveniente, mas ele deixa de perceber que se ele conhece bem o seu produto e o seu cliente ele pode estar ajudando a resolver um problema desta pessoa e não incomodando.
- E quando me dizem que não sabem vender porque tem a impressão de estar enganando o outro, pode ser porque falta fé no seu produto e ou em si mesmo.
Enfim, muito se fala em quebrar as objeções dos nossos clientes, mas e as nossas próprias objeções? Essas também precisam de atenção. Então pense comigo:
- Quantas oportunidades de vendas você já não perdeu porque a sua voz interior disse que era melhor não ligar novamente para aquele cliente, já que você ligou duas vezes antes e ele não atendeu? Talvez a terceira tentativa pode ser certeira ou ainda a solução pode estar em adotar uma nova tática: um e-mail, uma mensagem, uma oferta diferente…
- Quantas vendas você não deixou de fazer por medo de parecer “inconveniente”? Mas já parou para pensar que você poderia ser a solução para aquela pessoa naquele exato momento? Para saber isso, você não precisa sair oferecendo seu produto ou serviço para todo mundo, toda hora, basta você deixar claro o que faz e quão bem faz, assim as pessoas irão lembrar de você quando precisar. Mas para isso é preciso falar o que faz!
- Quantas vendas você deixou de fazer por não acreditar que o que tem a oferecer é bom o suficiente para o cliente x. Já pensou em como melhorar? Seja o produto, o serviço ou a sua técnica? Se você acha que alguém é bom demais para a sua oferta significa que ela tem espaço para crescer e melhorar, então vamos aproveitar a oportunidade!
Enfim, pense nas objeções que o seu cérebro cria e que te fazem perder as melhores oportunidades em vendas e quebre uma a uma pensando na vantagem ou ponto positivo que quebra tal barreira.
E boas vendas!
Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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