Você sabia que quando não há laços de confiança não existe evolução nas interações humanas ou nas organizações?
No ambiente em que há confiança, tudo é mais produtivo, colaborativo e até rápido, mas no ambiente em que não existe, as atividades se tornam complexas, custosas e cada pessoa fica tentando se proteger ao invés de focar em resultados.
Acredito que a maioria das pessoas pensava que confiança é algo subjetivo que não podia ser mensurado, no entanto, quando li sobre esse assunto pela ótica de Stephen Covey percebi que podemos construir e reconstruir laços de confiança por meio de comportamentos!
Consegue imaginar que não é somente por gestos e posturas que temos a sensação de nos sentirmos ou não seguros, como também a construção de atitudes entre as pessoas?
Para ficar mais evidente, reescrevo abaixo os 13 comportamentos que são a essência para a construção de relação de confiança, segundo autor Stephen Covey pelo livro “A velocidade da confiança”:
- Fale francamente– Diga o que quer dizer; aja conforme o que diz. Não rodeie, alise ou seja ambíguo. Falar francamente não significa ser rude, mas sim comunicar-se bem, com clareza e integridade.
- Demonstre respeito– As pequenas coisas são muito importantes. Pense em formas de demonstrar respeito pelos outros.
- Crie transparência– Não trabalhe escondido, não faça uma coisa em público e outra em privado. Crie transparência, seja verdadeiro e revele suas intenções abertamente e de forma verificável.
- Corrija os erros– Quando quebrar a confiança, repare o dano. Certifique-se que as pessoas saibam que você está realmente tentando consertar o que quebrou, não apenas tentando desculpar-se, encobrir ou justificar suas ações. Perdoe os outros e seja humilde.
- Demonstre lealdade– Dê crédito às contribuições dos outros, pois isso gera confiança. A calúnia, por outro lado, destrói a confiança. É fácil apontar dedos, mas o líder que assume a responsabilidade, em vez de culpar os subordinados, demonstra o quanto é leal.
- Produza resultados– Um histórico consistente de resultados estabelece a confiança e vai lhe permitir maior flexibilidade e liberdade em um relacionamento. No entanto, você deve saber quais resultados a outra parte espera de você, comprometendo-se apenas com resultados realistas. Ao prometer algo, apresente resultados, nunca desculpas.
- Aperfeiçoe-se– Comprometa-se a melhorar e aja de acordo, de forma consistente. A melhoria contínua aprimora suas capacidades, as quais são essenciais para a confiança. Encare os seus erros e aprenda com eles. Agradeça às críticas e continue a crescer; lembre-se que as capacidades de hoje podem ser inadequadas amanhã.
- Enfrente a realidade– Tenha a coragem de encarar os fatos. Ignorá-los não muda a realidade, só destrói a confiança. Às vezes, não querer entender e não enfrentar a realidade demonstra desrespeito às pessoas ao seu redor. Seja honesto sobre as questões difíceis e coloque na mesa as verdades que os outros podem ter medo de expressar.
- Esclareça as expectativas– As expectativas ambíguas ou pouco claras podem destruir a confiança. Uma das partes pode acreditar que as metas previstas estão sendo alcançadas ou superadas, enquanto a outra parte pode discordar. Para evitar isso, certifique-se bem quais são as expectativas de todos, verifique se todos entenderam e concordaram com a mesma coisa.
- Pratique a responsabilidade– Assuma a responsabilidade pelos resultados, bons ou ruins.
- Escute primeiro– Quando se fala, não se ouve. Tampouco se consegue ouvir quando se está pensando sobre o que você vai dizer em seguida. Ouvir demonstra respeito e fornece o conhecimento necessário para se tomar as melhores decisões possíveis. Aprenda a ouvir a si mesmo e o que não está sendo dito explicitamente.
- Cumpra as promessas– Quanto mais promessas fizer e cumprir, mais as pessoas vão confiar em você. É claro, os compromissos assumidos devem ser realistas, pois as promessas irrealistas quando quebradas destroem a confiança. Caso fique claro que não conseguirá honrar um compromisso, tome a iniciativa assim que puder e prepare a outra parte para uma renegociação.
- Confie nos outros– Construa laços de confiança em um relacionamento confiando nas outras pessoas envolvidas. A confiança semeia confiança nos negócios e em casa. Suspeita e excesso de controle envenenam a confiança. Seja prudente. Confiança envolve risco, mas quando bem gerido traz recompensas.
Há quem diga que confiança, uma vez quebrada, nunca mais será a mesma, mas quem disse que não podemos encerrar um ciclo e iniciar outro com atitudes diferentes e construir uma nova história?!
Desejo que você empodere e crie mais relações confiáveis!
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa