Quanto tempo mais a sua profissão será necessária no mercado?
Essa pergunta está longe de ser absurda e você entenderá o porquê nesse nosso bate-papo de hoje.
Eduardo Kruel é autor do livro “Certificação Digital na Advocacia”. Atualmente ele é um dos raros profissionais na área de Direito Digital no Brasil. O seu destaque na profissão aconteceu pela dupla formação em áreas distintas. É resultado da relação entre a Ciência do Direito e a Ciência da Computação.
Antes de fazer Direito ele já tinha graduação em Tecnologia da Informação e apesar de serem profissões antagônicas, deixou de lado o pensamento linear e abriu campo para uma especialidade que já tem e terá cada vez mais notoriedade.
O futuro das profissões é uma incógnita. Há menos de três décadas, se um jovem alardeasse seu desejo de estudar informática, os pais procurariam persuadi-lo a investir em algo que garantisse um “futuro estável”.
Nesse tempo nem se cogitava ter uma formação superior por meio de um curso à distância, com aulas online. Não se tem ideia para onde a tecnologia nos levará, quais profissões surgirão e como as leis terão que se adequar às inovações.
Mas, uma coisa é certa. Nada jamais será como antes!
Com isso, surge a questão: Quanto tempo mais a sua profissão será necessária no mercado? Você deve ficar bastante atento aos sinais.
A cada cinco anos, a maior parte do conhecimento em qualquer campo técnico torna-se, se não obsoleto, defasado. Agentes de crédito, caixas de banco, corretores de imóveis, frentista de posto de gasolina são algumas das profissões ameaçadas de extinção. Já existem profissões na área da ciência, saúde, sustentabilidade e tecnologia apontadas como de grande importância nos próximos 20 anos.
Entre elas estão desde Fazendeiros Verticais, Lixólogo e Consultor de bem-estar na velhice, a Guias turísticos espaciais, Fiscais de modificações climáticas e Nanomédico. Elas são o que podemos chamar de profissões disruptivas, que respondem de forma pioneira às necessidades de um mundo altamente inovador.
Apesar de já terem uma definição das suas abrangências, a maioria dessas profissões ainda não tem uma formação específica. Os profissionais dessas áreas surgem da soma de suas expertises, de áreas diferenciadas, do olhar inovador e ações voltadas para as descobertas e novas soluções.
Isso indica que os transgressores de velhos paradigmas serão, sem sombra de dúvidas, os que ocuparão espaço nesse universo de inovações.
O futuro profissional pertence aos que pensam no coletivo e sabem unir trabalho e satisfação. Mais cedo ou mais tarde, os robôs conquistarão o mundo, mas os profissionais que souberem unir diferentes áreas do conhecimento para gerar novos serviços, passam a valer ouro.
Os talentos, habilidades e competências de um profissional devem convergir para a busca de novas frentes de atuação, estabelecendo novos diferenciais, longe dos velhos paradigmas.
Fique atento aos sinais. Novas competências mudam relevâncias no mundo corporativo. Lembra do Eduardo Kruel, o notável profissional da área Direito Digital no Brasil? Um bom profissional se diferenciará cada vez mais por sua capacidade de aprendizagem permanente e adaptação às inovações.
Assista e compartilhe o vídeo abaixo:
Link original: https://www.youtube.com/watch?v=AILMXAwFJQw
Leve Leila Navarro para a sua empresa:
atendimento@leilanavarro.com.br
11 4790-2029 / 11 98081 2000 (whatsapp)
Participe da Conversa