fbpx

O quanto a Ética influencia o seu comportamento?

Como vivemos em sociedade, não podemos agir única e exclusivamente por instinto é preciso ter princípios éticos e uma conduta moral.

Hoje o foco está na Ética! Podemos dizer que a ética está ligada estritamente à ideia de liberdade.

Pressupõe a capacidade do ser humano de decidir, julgar, fazer, escolher por si mesmo, supõe uma atitude, que não seja automática e sim pensada.

Como vivemos em sociedade, não podemos agir única e exclusivamente por instinto é preciso ter princípios éticos e uma conduta moral.

Nos momentos atuais é impossível ignorarmos este tema. Nos últimos tempos a sociedade vem sofrendo as consequências da falta de ética, principalmente, no governo. Ouvimos falar em falta de ética na política, nas empresas, má conduta em desvio de dinheiro…

A ética tem tudo a ver com caráter, as pessoas irão agir conforme seu caráter, valores, crenças, cultura, hábitos, objetivos, necessidades…

Mas será que ao falarmos de ética, a má conduta ocorre apenas no Congresso Brasileiro?

Existem normas de condutas sociais amplas expressas nas leis que regulamentam nosso país. Entretanto, mesmo assim, ainda nos deparamos com desvios de conduta!

Empresários querendo tirar vantagem, colaboradores querendo enganar seus patrões, profissionais colocando em prática os famosos jeitinhos brasileiros…

Essas condutas refletem não só na sociedade, mas também no dia a dia profissional!

No mercado de trabalho a ética influencia nos negócios e também no dia a dia profissional, por isso muitas empresas preocupadas em manter uma bom relacionamento e imagem criam os seus códigos de conduta, que além do bom senso, o profissional deverá cumprir as regras e boas práticas de governança estipuladas.

A importância do desenvolvimento de uma consciência moral e uma atitude baseada na ética vai além de códigos de conduta, hoje mais do que nunca é preciso investir em treinamentos, seleção de colaboradores, parceiros de negócios, fornecedores e até mesmo sócios, baseada no potencial de integridade resiliente. Alie-se a pessoas que tenham uma conduta impecável!

A empresa que deseja ser vista com bons olhos pelo mercado, necessita se preocupar com a conduta ética de todos os seus colaboradores, acionistas, fornecedores e clientes…

Integridade, honestidade, dignidade, imparcialidade são algumas virtudes que as empresas buscam no profissional na hora da contratação.

Independentemente do cargo em qual ocupa, ou a atividade que executa, para não cometer riscos de agir contra a sua consciência ética, cada um de nós deve se perguntar: Eu quero? Eu posso? Eu devo? O querer não pode ser ilimitado na convivência com o próximo, avalie sempre o que de fato, você quer e deve fazer, desta forma você garante um princípio ético e uma conduta moral em todas as suas atividades, sejam elas pessoais ou profissionais.

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo

Graziela Heusser Azeredo é administradora apaixonada por pessoas e negócios. Possui perfil nexialista é uma profissional versátil, organizada e orientada a resultados, com mais de 20 anos de atuação no mercado Financeiro, Seguradoras, Cooperativas de Crédito, Consultorias e Startups. Atualmente atua como Conselheira Consultiva, Business Advisor e Mentora de Líderes e Executivos. Ajudando empresas e profissionais prosperarem de forma estratégica e sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa