Como se constrói uma imagem de credibilidade? Essa é uma questão importante para todo profissional que deseja ter sucesso na carreira. Porque para alcançar posições de destaque nas empresas, é preciso conquistar a confiança das pessoas que podem nos ajudar a chegar lá.
Mas quando falo em “conquistar a confiança”, por favor, não me refiro a práticas como realizar favores, ser submisso ou compactuar com atitudes não muito éticas. Infelizmente, algumas pessoas entendem confiança dessa forma. E dedicam um tempo considerável de seu dia de trabalho a fazer política interna, bajulações e conchavos.
Absolutamente, não é assim que entendo confiança.
O conceito confiança que trabalho junto às empresas se relaciona com um conjunto de atributos pessoais: competência, clareza, consistência, cumprimento, comprometimento, coerência, cumplicidade e consciência.
Eu os chamo de “sete cês”, e eles fazem parte do modelo que idealizei para desenvolver relações de confiança nas empresas.
- Competência é a capacidade em desempenhar uma atividade de maneira apropriada, obtendo os resultados esperados. A pessoa que tem pleno domínio técnico de seu trabalho inspira confiança.
- Clareza é a atitude de dizer a verdade e colocar sinceramente as expectativas que se tem em relação aos outros. A pessoa clara não esconde o que pensa nem oculta informações.
- Consistência é o que faz a pessoa ter atitudes alinhadas com um histórico de condutas passadas. É o oposto da imprevisibilidade.
- Cumprimento se refere ao empenho em realizar aquilo que se prometeu. Se percebemos que uma pessoa se esforça para cumprir as promessas que faz, somos mais propensos a confiar nela.
- Comprometimento é envolvimento. A pessoa comprometida assume a obrigação ou tarefa de outros como se fosse dela própria. Nas organizações, é a capacidade de desempenhar um trabalho da empresa com a mesma seriedade e empenho com que trataria um assunto pessoal.
- Coerência é o alinhamento entre discurso e ação. A pessoa coerente é a primeira a fazer aquilo que diz para os outros fazerem. Trata-se do fator mais crítico para a confiança, já que a prática mostra o quanto é difícil para as pessoas serem coerentes.
- Cumplicidade é a atitude de criar algo em comum com o outro, uma relação de parceria e lealdade em que objetivos estão implícitos. Outro aspecto da cumplicidade é a confidencialidade, a capacidade de fazer sigilo sobre determinadas coisas.
Por fim, a consciência – É a percepção do outro como legítimo outro. Isso significa compreender as necessidades dele, ter respeito à sua individualidade e ao seu espaço.
Alguém que tenha esses atributos bem desenvolvidos naturalmente constrói uma imagem de grande credibilidade profissional. Ou mais do que isso: constrói a imagem de uma grande pessoa, digna de verdadeira admiração.
Vale a pena fazer algum esforço para ser uma pessoa de grande credibilidade, não vale?
Assista e compartilhe o vídeo abaixo:
Link Original: https://www.youtube.com/watch?v=za_2EifLwxE
Leve Leila Navarro para a sua empresa:
atendimento@leilanavarro.com.br
11 4790-2029 / 11 98081-2000 (Whatsapp)
Participe da Conversa