As dicas do artigo de hoje foram adaptadas do livro Made to Stick dos autores Chip Heath e Dan Heath, em português com o título: “Ideias que colam: porque algumas ideias pegam e outras não”. Nele, os autores sugerem alguns elementos que contribuem na elaboração de mensagens que ficam gravadas na memória das pessoas.
E para a área de Endomarketing elas podem ser muito valiosas, além de serem fáceis de implementar, basta seguir o roteiro!
De acordo com os autores alguns elementos são essenciais para que o público capte a mensagem e guarde com mais facilidade, veja a seguir:
Simplicidade: como sempre, menos é mais. Seja claro e objetivo.
Emoção: mexer com os sentimentos e emoções é uma estratégia poderosa para criar impacto e ficar marcado na memória. Faça a comunicação na primeira pessoa, assim fica mais fácil ainda de trazer as emoções à tona, por exemplo: diga “a sua felicidade e sucesso é o que importa para nós” ao invés de: “prezamos pela felicidade e sucesso de nossos colaboradores”.
Credibilidade: depoimentos de sucesso, dados estatísticos, pesquisas, celebridades e especialistas como porta-voz, tudo isso gera confiança.
História: Traga relatos e boas histórias. Isso causa identificação. Mas lembre-se de manter a simplicidade e objetividade.
Concreto: Evite palavras abstratas, pois o cérebro demora mais para associar. Seja o mais concreto possível nas suas palavras. O abstrato confunde, principalmente se for comunicado para um grupo grande, onde cada um pode tirar as suas próprias conclusões.
Surpresa/Inesperado: É uma ótima técnica para atrair a atenção. Crie um certo suspense ao longo do texto para prender a atenção do público e traga novidades através de informações desconhecidas.
Fica aqui a dica e a essência do livro, mas também deixo a indicação da leitura do mesmo que com certeza trará muitos outros insights para melhorar a comunicação interna da sua empresa!
Compartilhe conosco o que você faz para que a sua mensagem cole na mente do seu público.
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