fbpx

Jovem, conheça o foco de atenção do Self 2 e tenha maior performance no seu dia a dia!

Você tem dificuldades de estabelecer prioridades nas suas tarefas e atividades no dia a dia?

Você tem dificuldades de estabelecer prioridades nas suas tarefas e atividades no dia a dia? Participa de muitos projetos, tem estágio, trabalho voluntário, curso de inglês, namora e ainda faz faculdade? Se consegue manter a qualidade em todos esses pontos, parabéns!! Pois você faz parte de uma minoria…

Na realidade em que vivemos hoje, é muito difícil alguém não ter dificuldades em manter o foco e concentração em alguns momentos. Principalmente, se fizermos um uso excessivo das redes sociais. De acordo com o psicólogo e doutor pela Universidade de Harvard Daniel Goleman, só terá sucesso no século XXI quem conseguir manter o foco.

Segundo o americano Tim Gallwey, o precursor do Coaching no Mundo, em seu livro The Inner Game, foco consiste em:

“Prestar atenção enquanto você esteja fazendo qualquer coisa. É uma habilidade que pode ser praticada através de qualquer atividade.”

Tim fala muito bem como o foco pode ajudar a aumentar nossa performance no dia a dia. Descreve, inicialmente, performance a partir do potencial, descontadas as interferências. Ele apresenta esse conceito de uma forma bastante prática, com a seguinte fórmula: Performance é igual a potencial menos interferências.

P = p – i, onde “P” é performance, “p” potencial e ”i” interferências.

Tim afirma que o nosso jogo interior ocorre o tempo todo, e ora desperta nosso potencial, ora o interrompe. Nas interferências, a voz interna que dá os comandos e gera os julgamentos é chamado de Self 1. Já o Self 2 é o próprio ser humano, livre de julgamentos, que inclui todas as nossas capacidades. Quanto mais reduzirmos a nossa auto interferência, maior será o nosso foco de atenção.

O foco do Self 2 não é alcançado somente pela autodisciplina. Arduamente tentando se concentrar, produz um foco forçado e restrito que é difícil e cansativo de ser mantido. Você precisa ter um desejo forte e verdadeiro por trás.

Desejo dirige o foco. Quando alguém está conectado com o seu próprio desejo, o foco do Self 2 ocorre naturalmente. O único aspecto sobre o qual temos poder de decisão é o de escolher quais desejos nutrir e quais desejos ignorar. Entretanto, quando os desejos não estão claros ou são conflitantes, a pessoa começa a sentir que é necessário “lutar” para permanecer focado.

Qual é a sua postura em processos seletivos de Trainee? foca em duas ou três empresas, que são aquelas que você realmente sonha em trabalhar, ou se candidata em todos os processos que aparecem, somente para colocar no currículo o cargo de Trainee? E ao mesmo tempo, você ainda sonha em abrir o próprio negócio ou até mesmo passar em um concurso público? Concorda comigo, que esses desejos não são compatíveis entre si e que, por isso, será difícil ter o foco do Self 2 nessa situação? Então, sugiro ter suas prioridades claras e tentar não ter pensamentos conflitantes, que o afaste dos seus sonhos.

Para saber mais sobre o tema, leia o livro: The Inner Game: A essência do jogo interior – W. Timothy Gallwey.

Paulo Carvalho é Professional Coach Practitioner e Leader Coach pela Academia Brasileira de Coaching, Coach Vocacional pelo Instituto MS Coaching de Carreira e participou do Módulo I da certificação internacional da TIGIS (sendo treinado pessoalmente por Tim Gallwey, o precursor do Coaching no mundo). É Analista de Perfil Comportamental certificado pela Solides. Mentor certificado pela Erlich Pessoas & Organizações e Artemisia Brasil. Com cursos de Liderança na Fundação Estudar, FGV, CERS e SENAC, e mais de 800h em cursos de extensão em instituições nacionais e internacionais. Trabalha atualmente na área de Engajamento da Lee Hecht Harrison, é Coach Vocacional e Palestrante da Academia de Jovens Talentos, Diretor de Jovens Talentos da ABRH-PE, Diretor de Relacionamento e membro fundador da International Coach Federation – Capítulo PE. Já atuou na área de RH de organizações multinacionais e nacionais e é professor de curso técnico. Possui formação técnica em Recursos Humanos e é estudante de Administração na UFRPE. Tem experiência de mais de 300 horas de Coaching individual e em grupo e 65 palestras ministradas, para mais de 2000 pessoas. 17 artigos publicados em sites e jornais e é Colunista do Portal Sucesso Jovem. Possui artigos e resumos científicos sobre Coaching publicados em congressos nacionais e internacionais e 5 prêmios conquistados referentes ao desempenho profissional e acadêmico. É associado da ABRH – PE, SHRM – EUA, Pessoas@2020 – Portugal e ICF Global. Autor do livro “8 passos para acertar na escolha da profissão” – Editora Cia do Ebook.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa