Todos nós, profissionais, mas em especial os que têm cargos de gestão, são bastante influenciados pelas emoções e uma alta Inteligência Emocional é uma forte vantagem competitiva, além de ser a chave para o sucesso pessoal e profissional.
O uso da Inteligência Emocional é benéfico para as organizações, pois constrói relacionamentos não só dentro da empresa como também com os clientes.
Você deseja aprimorar a sua Inteligência Emocional ou de sua equipe?
Veja algumas dicas para refinar a sua Inteligência Emocional:
1. AUTOANÁLISE
Esteja consciente de suas próprias emoções e em como você reage a diferentes situações emocionais. Seja honesto consigo mesmo e determine seus pontos fortes e fracos e como eles podem afetar os outros. Assuma sempre as responsabilidades por suas ações. Deixe sua mente sempre aberta e positiva em todo e qualquer cenário.
2. SABER OUVIR
Enquanto os outros falam, normalmente estamos preocupados e atentos com nossa resposta. Concentre-se no que seu interlocutor está realmente dizendo. Faça pequenos resumos ou perguntas a ele para checar se o seu entendimento está correto.
3. LINGUAGEM CORPORAL
A linguagem corporal e a comunicação não verbal vão ajudá-lo a identificar o que a pessoa realmente está sentindo. A atenção à expressão facial, tom de voz, corpo e movimento dos olhos faz com que você perceba o que ele realmente está dizendo. Não esqueça de prestar atenção à sua própria linguagem corporal.
4. ESTRESSE
O estresse é prejudicial a todas as situações pessoais e profissionais. Aprenda a identificar e a reagir ao estresse. Existem técnicas para isso e meditação, em minha opinião, é a melhor delas.
5. ANÁLISE SUA INFLUÊNCIA
Saber avaliar o impacto de suas palavras e ações sobre outras pessoas faz parte da arte de ser emocionalmente inteligente. Isto é muito importante para os gestores em geral. Um membro da equipe pode apresentar melhor desempenho através da necessidade em vencer desafios, enquanto outro pode alcançar o sucesso através de uma abordagem mais carinhosa e humana. Ser capaz de avaliar o método mais eficaz para um grupo ou individuo produzirá melhores resultados a médio e longo prazo.
6. MANTENHA CONVERSAS INDIVIDUAIS
Conhecer seus colaboradores individualmente e no grupo a que pertencem é uma boa técnica e isto você só consegue conversando individualmente e em pequenos grupos. Em uma conversa ao vivo as emoções, as modulações e entonações são bem perceptíveis e ajudam você a conhecer cada membro de sua equipe.
A Inteligência Emocional, mesmo sendo estudada há algumas décadas ainda não foi utilizada de forma eficaz no ambiente corporativo, o que poderia trazer resultados surpreendentes às organizações.
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