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Gestor de equipes: São tantas as emoções…

Você deseja aprimorar a sua Inteligência Emocional ou de sua equipe? Veja algumas dicas para refinar a sua Inteligência Emocional!

Todos nós, profissionais, mas em especial os que têm cargos de gestão, são bastante influenciados pelas emoções e uma alta Inteligência Emocional é uma forte vantagem competitiva, além de ser a chave para o sucesso pessoal e profissional.

O uso da Inteligência Emocional é benéfico para as organizações, pois constrói relacionamentos não só dentro da empresa como também com os clientes.

Você deseja aprimorar a sua Inteligência Emocional ou de sua equipe?

Veja algumas dicas para refinar a sua Inteligência Emocional:

1. AUTOANÁLISE

Esteja consciente de suas próprias emoções e em como você reage a diferentes situações emocionais. Seja honesto consigo mesmo e determine seus pontos fortes e fracos e como eles podem afetar os outros. Assuma sempre as responsabilidades por suas ações. Deixe sua mente sempre aberta e positiva em todo e qualquer cenário.

2. SABER OUVIR

Enquanto os outros falam, normalmente estamos preocupados e atentos com nossa resposta. Concentre-se no que seu interlocutor está realmente dizendo. Faça pequenos resumos ou perguntas a ele para checar se o seu entendimento está correto.

3. LINGUAGEM CORPORAL

A linguagem corporal e a comunicação não verbal vão ajudá-lo a identificar o que a pessoa realmente está sentindo. A atenção à expressão facial, tom de voz, corpo e movimento dos olhos faz com que você perceba o que ele realmente está dizendo. Não esqueça de prestar atenção à sua própria linguagem corporal.

4. ESTRESSE

O estresse é prejudicial a todas as situações pessoais e profissionais. Aprenda a identificar e a reagir ao estresse. Existem técnicas para isso e meditação, em minha opinião, é a melhor delas.

5. ANÁLISE SUA INFLUÊNCIA

Saber avaliar o impacto de suas palavras e ações sobre outras pessoas faz parte da arte de ser emocionalmente inteligente. Isto é muito importante para os gestores em geral. Um membro da equipe pode apresentar melhor desempenho através da necessidade em vencer desafios, enquanto outro pode alcançar o sucesso através de uma abordagem mais carinhosa e humana. Ser capaz de avaliar o método mais eficaz para um grupo ou individuo produzirá melhores resultados a médio e longo prazo.

6. MANTENHA CONVERSAS INDIVIDUAIS

Conhecer seus colaboradores individualmente e no grupo a que pertencem é uma boa técnica e isto você só consegue conversando individualmente e em pequenos grupos. Em uma conversa ao vivo as emoções, as modulações e entonações são bem perceptíveis e ajudam você a conhecer cada membro de sua equipe.

A Inteligência Emocional, mesmo sendo estudada há algumas décadas ainda não foi utilizada de forma eficaz no ambiente corporativo, o que poderia trazer resultados surpreendentes às organizações.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
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