Normalmente, o que mais se fala é sobre o que pode ou não fazer para conseguir emagrecer, dos alimentos que deve comer, dos que deve evitar, que suplemento milagroso poderá tomar, enfim… de tudo aquilo que de um modo ou outro não lhe é totalmente desconhecido, mas que a verdade é que até agora ainda não deu resultado.
Uma das questões que coloco frequentemente aos meus clientes (e que eles me confessam que ainda não tinham pensado nisso) é nos Motivos pelos quais a dieta anterior falhou, que é diferente da pergunta de: Porque é que a dieta anterior falhou!!
Muitas vezes, o simples fato de neste momento conseguir parar uns minutos e analisar o seu comportamento e compreender o que fez com que até agora todos os anteriores planos e tentativas falhassem, é o suficiente para não voltar a cometer os mesmos erros e passar a ter uma alimentação e peso mais saudáveis!! Sim…assim bem simples!!
Então, reuni os 7 Motivos pelos quais as Dietas normalmente falham e vou explicar em maior pormenor cada um desses motivos:
1º Motivo: Objetivos Irrealistas
Quantas não foram as vezes em que disse: ” É agora que vou perder 5 kg numa semana”, e a semana passa e nem 1 foi à vida? Pois bem, este é o 1º ponto e o mais importante, definir Objetivos Realistas!
Para definir objetivos estes devem ser:
- Positivo: Ninguém gosta de perder nada… nem PESO! Logo defina: “Atingir os 55kg” em vez de “Perder 5 Kg”;
- Que dependa APENAS de você;
- Data especifica (Dia X do Ano X. Pois objetivos sem data, são meras expectativas ou desejos!);
- Realista (Diminuir 5Kg numa semana não existe! Coloque um peso realista e que seja saudável de atingir – consulte um Nutricionista que apoie nesse sentido).
2º Motivo: Não fazer atividade física
Acredita mesmo que consegue Emagrecer rapidamente e de uma forma saudável SEM fazer exercício físico?
Pois bem… isso NÃO existe! O exercício físico, além de ajudar a gastar calorias, vai ativar o metabolismo, melhorar a circulação, diminuir a celulite, moldar o corpo, ativar a mente e tornar AINDA mais jovem o seu corpo e mente.
Mais uma vez, nada de objetivos irrealistas de: “Vou correr todos os dias!”.
Comece devagar: 1 caminhada de 60´ 3x/semana, por exemplo!
3º Motivo: Retirar os Carboidratos
Este é mais um GRANDE erro de quem quer emagrecer!
Os nossos fornecedores de energia são os Hidratos e as Gorduras, então claro que em EXCESSO não nos vão permitir emagrecer. MAS não é sinônimo de os retirarmos por completo, senão eis algumas das consequências:
- Irritabilidade;
- Súbita vontade de doces (por falta de açúcar no sangue);
- Maior cansaço (o cérebro alimenta-se de açúcar);
- Degradação da massa muscular.
Deve então perceber quais os açúcares que ingere e que são totalmente dispensáveis e que estão a fazer com que ingira calorias em excesso, como por exemplo nas bolachas, torradas, bolos, chocolates, refrigerantes, cereais de pequeno-almoço, estes são apenas alguns dos exemplos!
4º Motivo: Comer apenas sopa no jantar
Comer APENAS sopa no jantar torna-se, para além de monótono, demasiado repetitivo. E sejamos honestos, NINGUÉM aguenta jantar só sopa durante mais de 2 semanas!
Por isso, sopa sim, MAS antes da refeição e se for para substituir uma refeição, que seja 2-3x por semana, ou por exemplo, depois de uma altura de excessos, por ser uma refeição hipocalórica.
Nota Importante: – Sopa SIM, mas de legumes e sem massa, arroz ou batata!!
5º Motivo: Começar a Dieta à 2a feira
80% dos meus pacientes chegam à consulta com esta ideia, claro que depois a primeira pergunta que faço é algo do género: ” E o que o/a impede de começar JÁ HOJE?”
Se se identifica com esta ideia de começar um plano alimentar na 2ª feira, ou de iniciar o exercício físico no dia 1 do próximo mês, aqui fica a pergunta:” O que impede de começar agora, de começar já hoje?
Não se pretende que comece logo a fazer perfeito ou a ir certinho todos os dias à academia, a questão é que quando queremos verdadeiramente muito algo e não temos qualquer duvida disso, não há nada que impeça de se começar de imediato, a dar passos pequenos, em prol do objetivo!
6º Motivo: Substituir o pão por cereais
É certeza que várias foram as vezes que optou trocar o pão do pequeno-almoço por 1 boa taça de cereais integrais? Pois bem, eis a novidade:
- 30g de cereais integrais (1 dose) tem 5g de açúcar e 1,7g de gordura;
- 1 fatia de pão de centeio tem 0,1g de açúcar e 0,8g de gordura.
Por norma, os cereais de pequeno-almoço têm demasiado açúcar, por outro lado, devemos ter muito cuidado a escolher o pão e evitar de todo pão de longa duração, pois também tem açúcar na sua constituição. Aliás, já reparou na diferença entre pão fresco de padeiro e esse pão de “plástico”? A diferença está em que o pão, quando é verdadeiro, de 1 dia para o outro fica duro! Sinal de que não tem conservantes, como o sal, gordura e açúcar na sua constituição!
7º Motivo: Optar por tudo o que é Light ou Diet
O melhor mesmo é saber ler os rótulos dos alimentos, pois por exemplo no caso de alguns iogurtes são magros, MAS são umas bombas a nível de açúcar.
Ou no caso dos cereais ou bolachas, como reparou no ponto 6, podem ser integrais e terem doses elevadas de açúcar e/ou gordura. Então é preferível a nível de cereais os flocos de aveia ou centeio.
A nível dos iogurtes, optar pelos naturais ou ter atenção nos que não têm gordura nem açúcar adicionado (apenas o naturalmente presente).
E quanto às bolachas… bom, o truque é mesmo apenas ter na despensa e no frigorífico alimentos que sejam bons para si e que quando leia a lista de ingredientes, conheça e reconheça todos os nomes que lá estão!
Agora que conhece os Motivos pelos quais grande parte das dietas falham, procure identificar qual ou quais os pontos que no seu caso, se aplicam totalmente em si e faça diferente!
Aprenda com o passado, para que no presente e futuro apenas haja lugar para o Seu Sucesso Pessoal!
Joana Carvalho Costa
Nutricionista e Nutricoach
www.nutri-coaching.com
Participe da Conversa