fbpx

A situação atual exige liderança

Você sabia que cerca de dois terços dos funcionários têm problemas com seus chefes?

Uma equipe integrada é fundamental na Retenção de Talentos.

Um dos principais mecanismos para a retenção de talentos é investir na preparação e aprimoramento do comportamento dos líderes, pois cerca de dois terços dos funcionários têm problemas com seus chefes.

Você já se perguntou por que isto acontece? Já analisou o que é estressante para uma equipe?

Tenho pensado nisto e creio que os líderes falham nestes aspectos:

EXCESSO DE CONTROLE

Muito controle e forte autoridade são fatores que minam a motivação da equipe. O segredo da motivação está na participação e interação do grupo, além de melhorar o ambiente, estimula a criatividade e a inovação.

AUSÊNCIA DE ESPÍRITO COLABORATIVO

Os líderes devem fazer brotar a energia intelectual, social e emocional de suas equipes. Um espírito de colaboração melhora o ambiente de trabalho e a produtividade.

RECEIO EM DESENVOLVER TALENTOS

Ainda existem gestores que têm o antigo conceito de que “gente que pensa pode me passar a perna, longe deles”. A prática vem mostrando que quanto mais se desenvolvem os talentos, mais agregado fica o grupo e a liderança facilitada, desde que este comportamento faça parte da cultura da organização e o grupo esteja preparado para compartilhar conhecimentos.

MUITOS NÍVEIS INTERMEDIÁRIOS OU PANELINHAS

Para que sua liderança seja facilitada, elimine níveis hierárquicos intermediários e desmonte as panelinhas.

METAS QUASE IMPOSSÍVEIS DE SEREM ATINGIDAS

Muitas empresas dão aos seus funcionários um tipo de bonificação no intuito de motivá-los, porém são estabelecidas metas que o próprio grupo sabe que são quase impossíveis de serem atingidas, pois dependem de fatores externos e não somente deles.

O CULTO AO EU

Neste processo precisa ficar bastante transparente que o compromisso dos membros de uma equipe passa a ser com os princípios e não com os chefes, sepultando o antiquado “culto à personalidade”.

DISCURSO DISTANTE DA AÇÃO

Muitos gestores apresentam um grande distanciamento entre a prática e o discurso. Este comportamento, além de ir na contramão da ética, certamente não é a melhor maneira de influenciar pessoas.

Estas são apenas algumas das ações que podemos ter para transformar nossa equipe em um time. Não é difícil, apenas necessitamos ficar atentos a estas situações e exercitarmos continuamente a arte de liderar.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa