Imagino que já tenha ouvido lhe falarem que era madura, enquanto outros podem ter falado imatura. Mas, ao abordar o tema maturidade, o que de fato está associado como parâmetro para identificar se uma pessoa tem comportamento maduro ou não?
Segundo o dicionário, maturidade é um estado, condição (de estrutura, forma, função ou organismo) num estágio adulto; condição de plenitude em arte, saber ou habilidade adquirida.
Nesse sentido, alguns consideram que a maturidade está vinculada com o tempo de vida, pois assim, podem se portar de uma maneira mais consciente e responsável.
Outros, no entanto, pressupõem que a maturidade é de acordo com as experiências de vida, há “novinhos” com mais discernimento e responsáveis do que pessoas com mais idade.
Não é justo chegar numa conclusão de quem está certo ou errado, pois cada indivíduo apresenta um modo comportamental diante de cada situação, além da personalidade, cultura e outros elementos que interfiram em sua conduta.
Independentemente dos argumentos acima, existem indicadores para análise da sua maturidade. Confira abaixo:
• Respeito: compete o uso das cinco palavrinhas mágicas, como “bom dia/tarde/ boa noite”, “obrigada”, “por favor”, “com licença”, “me desculpe”; evitar tom de voz ofensivo e uma postura agressiva;
• Autoconhecimento: quanto maior seu grau de consciência em relação aos seus pensamentos, emoções e comportamentos, mais saberá se posicionar diante cada contexto;
• Atitude: no momento de agir, manter uma postura humilde, compreensiva e reflexiva, não se deixar levar pela impulsividade e evitar julgar pessoas, pois desconhecemos os precedentes dos comportamentos alheios;
• Cenário: manter uma postura e vestimenta em relação aos ambientes que convive, aceitar aquilo que não compete mudar e adequar-se da melhor forma possível para que tenha relações ganha-ganha.
Faça uma reflexão de como estão esses indicadores na sua vida hoje e o que pode fazer para aprimorar o seu comportamento maduro diante às circunstâncias.
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa