Hoje a necessidade de trabalhar os processos internos das empresas e a melhoria contínua vem sendo latente, porém muitas empresas se deparam com a resistência de pessoas.
Basicamente, a gestão por processos busca a interação entre as diversas atividades realizadas pela empresa. Onde as pessoas precisam saber o que fazer, como e quando executar cada etapa da atividade. Esta integração vai muito além dos processos, ela envolve comprometimento de todos os envolvidos no processo.
Para evitar a resistência é indicado primeiro trabalhar a mudança cultural da empresa, a postura e hábitos das pessoas, para depois estruturar a implantação de gestão por processos.
Lembre-se que o ser humano não muda, ele melhora se ele quiser e achar conveniente!
Para que se consiga uma mudança de postura dentro da empresa, o exemplo deve partir da gestão. De nada adianta custear treinamentos, projetos de melhorias, integrações entre outros programas, se a cultura de melhoria contínua não partir da alta gestão.
Então, para que realmente haja uma mudança de postura dentro da empresa, o exemplo deve partir da gestão.
Feito isso o segundo passo é estruturar um plano para implantação destas mudanças. Como forma de levar a empresa de uma situação atual a uma situação desejada é preciso que o processo de gestão seja constituído de um planejamento, com cronograma de ações a fim da obtenção das diretrizes capazes de garantir o objetivo e metas estipuladas.
Você deve estar pensando “planejar é fácil, mas fazer com que todos da empresa atuem com comprometimento que é o desafio”, eu lhe digo que realmente este é o desafio da maioria das empresas
Trabalhar mudanças não é um processo que acontece da noite para o dia, a mudança ocorre de forma gradativa, e não existe uma formula mágica, até porque cada empresa é única, mas na minha opinião existem alguns itens primordiais que não podem passar despercebidos para implantar a mudança na cultura, postura e hábitos:
- Se atentar aos objetivos dos colaboradores. Verificar se os objetivos dos profissionais estão alinhados com os objetivos da empresa;
- Alinhar crenças e valores, sendo que as crenças são verdades concebidas ou aceitas a partir da observação de fatos, cultura e educação, já os valores representam a importância das coisas para as pessoas. O ideal é que as crenças e valores de cada colaborador estejam em consonância com as crenças e valores da empresa;
- Observar os hábitos das pessoas, que nada mais é que a materialização dos valores e crenças de cada um, através dos atos realizados de forma sistemática, este será um parâmetro importante para observar os novos resultados;
- Se atentar a rede de comunicação informal, também conhecida como “rádio peão”, pois ela funciona como um excelente meio de atualização de crenças, valores e hábitos, ajuda implantar as mudanças principalmente de postura;
- Implantar a comunicação eficaz, onde todos falem a mesma língua, permitindo a escuta ativa e a voz ativa em todos os níveis, de forma transparente e respeitosa.
Uma vez alinhados os objetivos da empresa, as metas, as estratégias, permitindo que todos os envolvidos falem a mesma língua e se comprometam de fato com os mesmos objetivos, a implantação de melhorias ficará muito mais fácil.
Um grande abraço,
Graziela Heusser Azeredo
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