Imagine como seria a sua vida se tivesse o poder de controlar o seu consciente e inconsciente?
No momento que penso nesse assunto, lembro-me dessa frase “Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir a sua vida e você vai chamá-lo de destino”. (Carl Gustav Jung). Quantas coisas você considerou que teria que viver, mas se estivesse atento aos pensamentos e sentimentos do momento poderia ter desviado para um novo rumo?
Para promover um autocontrole e mais consciência sobre os atos cotidianos é necessário entender como funciona nossa mente.
A mente humana pode ser divida em duas partes: a consciente e a inconsciente, sendo que proporcionalmente o consciente ocupa uma parte ínfima. Podemos vincular a mente consciente como nossa atenção, ou seja, enquanto a atenção e foco estiverem direcionados para algo, estaremos conscientes. As principais funções da consciência é julgar, decidir, discernir, raciocinar, dividir, multiplicar, etc.
No inconsciente são gravadas nossas memórias, que o conjunto dessas é o programa interno. O inconsciente tem uma linguagem própria, que processam melhor as informações por metáforas e não consegue distinguir a realidade da imaginação. A principal função do inconsciente é guardar lembranças, seguir a intuição.
O inconsciente recebe os comandos do consciente e cumpre suas ordens. Você deve estar pensando: Por que as coisas não funcionam do jeitinho que eu quero? Será que os comandos que está enviando para o inconsciente estão alinhando com exatamente o que quer em nível de pensamento e emoção?
As experiências intensas que ocorrem com uma frequência maior no consciente passará como lembranças para o inconsciente. Quanto mais recorrente os pensamentos e emoções, mesmo por algo que esteja na imaginação, um sistema de crenças, que pode ser considerado com as suas verdades internas, irá governar seus comportamentos.
Por este motivo é importante manter em nossa mente o foco no positivo, pois a partir dessa “alimentação” produtiva e potencializadora para uma congruência na linguagem do que o consciente solicita e o que o inconsciente cumpre.
Uma técnica para tornar esse desejo uma realidade mais rápida é agir como se o que quer já estivesse em sua vida. Exemplo: Se você deseja comprar uma casa, imagine a negociação, a decoração, como seriam os cômodos, etc. O ambiente influencia você, como também a recíproca é verdadeira. Sendo assim, que tal ser responsável por influenciar o ambiente para a conquista do objetivo?
“A mente precede todas as coisas, domina todas as coisas, cria todas as coisas” (Buda)
Grande abraço,
Mayra Soares
Participe da Conversa