Um dos temas bastante recorrentes durante um processo de Coaching refere-se à gestão do tempo e como, de certo modo, isso impacta nossa produtividade e o estabelecimento de novos hábitos e comportamentos.
Algumas referências mencionam que o desenvolvimento de novos hábitos requer uma prática de, no mínimo, 28 dias; outras, ainda mais. O fato é que, sem foco ao que desejamos mudar, fica mais difícil tornar o desejo uma realidade. Neste sentido, a famosa expressão ‘não tenho tempo’ revela-se uma grande vilã.
Mas será que, realmente, não temos tempo? Ou nos falta priorizar o que, de fato, é importante?
Há algum tempo busco praticar a matriz do tempo proposta por Stephen Cover em seu livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Nessa matriz, Stephen sugere que organizemos nossas tarefas seguindo os seguintes critérios:
- Urgente + Importante: aquelas tarefas que acrescentam valor e resultado e são de solução imediata. Por exemplo: crises, datas comprometidas, problemas de Saúde;
- Não Urgente + Importante: aquilo que não é possível resolver imediatamente, mas acrescenta valor e resultado. Por exemplo: metas e planejamento, desenvolvimento pessoal e profissional, identificação de oportunidades, desenvolver relacionamentos, lazer;
- Urgente + Não Importante: é possível resolver a tarefa imediatamente, mas não acrescentará valor. Por exemplo: interrupções, telefonemas, mensagens/relatórios não significativos, atividades populares, questões urgentes próximas;
- Não Urgente + Não Importante: este é o grupo das tarefas que não acrescentam valor e não geram resultado imediato. Por exemplo: distrações, detalhes desnecessários, atividades agradáveis e inúteis, pequenas tarefas, troca de mensagens irrelevantes, conversas desnecessárias e improdutivas;
A partir dessas considerações, é claro, é importante tomar decisões de delegação sobre aquilo que outros podem resolver por você, além de conscientizar-se sobre o que necessita realmente de sua atenção. É essencial lembrar que: o que não era urgente, passará a ser se eu não tiver me planejado. E quando isso vira uma bola de neve, realmente, a sensação é a de que ‘não tenho tempo’.
E você? Como tem administrado seu tempo? Sua atenção está voltada realmente para o que é importante? Ou as distrações têm dominado sua rotina. Mudar hábitos e adquirir novas competências requerem nossa atenção e foco. Não se deixe distrair!
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