fbpx

Cuidado… Ambiente Bagunçado é Sinal de Pessoas Desorganizadas e Estressadas

Por que o ser humano tem tanta necessidade de guardar tanta coisa sem uso? Será apego? Medo de ficar sem algo? Saudades de velhos objetos?

Muitas pessoas que encontro no meu dia a dia de trabalho reclamam que estão estressadas. Quando pergunto como são seu ambiente de trabalho e sua casa, muitas afirmam que é uma desarrumação e bagunça sem igual.

Bingo!! Encontramos a causa do estresse que estão passando.

A própria desorganização que as pessoas criam. E para piorar, suas vidas são uma bagunça só em muitos aspectos.

A maioria das residências e empresas que visito em minhas consultorias de Feng Shui apresenta um ponto negativo em comum: locais onde as pessoas guardam bagunças e até entulhos, que atraem energia estagnada para os ambientes.

Nas residências, é comum que o quarto da empregada ou um cômodo no fundo da casa vire o “quarto da bagunça” ou o “arquivo morto”, um ambiente cheio de objetos velhos ou com pouco uso, mas que estão parados há muito tempo, provocando energia parada e estagnada neste ambiente.

Um péssimo exemplo destas bagunças na casa é quando a pessoa deixa os “entulhos” protegidos na garagem da casa e o carro ao relento, tomando sol e chuva. Ótima energia de prosperidade tem esta casa e seus moradores, não!

Para travar as vendas de um comércio ou empresa, não tem coisa pior do que guardar as mercadorias e produtos, que são energia de riqueza, entulhos e bagunças, que são energias estagnadas. É jogar dinheiro fora.

Mas por que um imóvel acumula tanta bagunça? Pergunta errada. A pergunta correta é: Por que o ser humano tem tanta necessidade de guardar tanta coisa sem uso em casa? Será apego? Medo de ficar sem algo? Saudades de velhos objetos?

Ser for apego, cuidado, pois apego ao velho é sinônimo que não estamos abrindo nossa vida às oportunidades que a cada dia batem à porta. Apego não é fácil de trabalhar e de eliminar, mas é necessário, pois quem gosta de coisa velha é museu e brechó, por sinal, um ótimo local para dar ou vender parte dos objetos parados em nossa casa ou empresa.

E como eliminar as bagunças? Por onde começar afinal? Uma sugestão que sempre dou é a de não chamar o “quarto da bagunça” por este nome. Quarto de bagunça já nos passa a energia de um local que deve estar uma “zona”, de cabeça pra baixo, cheio de móveis, objetos, aparelhos, utensílios e “outras coisas” paradas e sem uso.

Mesmo que este local esteja limpo e arrumado, só o fato de ter um local denominado “quarto da bagunça” já nos passa uma energia de desarrumação em nossa vida. Mas, em geral, este local costuma ser bagunçado mesmo. Para resolver a situação, comece por mudar o nome. Chame a partir de hoje de despensa, depósito ou quartinho. É mais simples e mais arrumado.

Em segundo lugar, comece imediatamente a organizar as coisas neste espaço. Tudo bem acomodado, organizado e limpo. Nada de guardar objetos e móveis quebrados e sem uso. Isto se chama entulho, que muito dificilmente terá utilidade algum dia.

Entulho pode ser: aparelhos eletrônicos e elétricos quebrados e sem uso, móveis quebrados, papéis, jornais, livros e revistas velhas, roupas velhas, trapos, brinquedos quebrados, ou seja, tudo que não tem mais serventia, mesmo que procuremos arrumar. Entulho é sinônimo de “vida e energia estagnada”, que, por sua vez, poderão afetar a prosperidade ou o relacionamento afetivo dos moradores de uma casa, dependendo de onde está este cômodo cheio de entulho está localizado, principalmente quando analisamos o Ba-Gua ou Mapa das Energias da casa ou empresa.

Muitas vezes, neste quartinho só se guarda objeto de pouco uso e até sem uso. Aí, se pensa que como são coisas seminovas, não irá afetar a energia da casa. Errado. Mesmo sendo objetos e utensílios novos e seminovos, temos um local fechado, com pouca circulação de pessoas, com uma energia parada e estagnada.

A melhor solução é fazer uma limpeza nesta “despensa”, e procurar sempre estar circulando neste local. Pelo menos uma vez por semana, abra as janelas e portas, deixe a energia circular neste local. Agora, muita atenção para você que não tem o quarto da bagunça.

Muitas vezes, as bagunças e entulhos, estão espalhados pela casa, em pequenos montes, caixas e pilhas pelo chão da casa. Ou então, em gavetas, armários e cadeiras ou mesas, pela sala ou quartos. Seja em pequenos montes ou em grandes montanhas, estes entulhos localizados, também trazem uma energia de bagunça, estagnação e travamento para nossas vidas.

Solução: limpeza, arrumação, organização. E atenção, não pense você que o Feng Shui tem alguma solução mágica para seu quarto da bagunça. Se este cômodo não for arrumado, a energia não circula. Se você quer ver sua vida andar e seus negócios prosperarem, comece por arrumar estas bagunças, doar que puder e se desfazer dos entulhos.

⚙️ Alma Serena
Franco Guizzetti é formado em Personal e Professional Coaching pela SBC – Sociedade Brasileira de Coaching. Tem formação de Programação Neuroliguistica, Hipnose Clinica e Terapia de Regressão. Autoditada de Mecânica Quântica e Metafisica. Atua háquase 30 anos na área de Orientação Pessoal, Coach, Palestras Motivacionais, Cursos e Consultorias. Tem formação profissional em Engenharia e Administração. Há mais de 20 anos escreve para várias mídias na Internet, Tv, Rádio e Revistas sobre Qualidade de Vida, Prosperidade, Sucesso Profissional e Pessoal. Deu entrevistas sobre Coaching e Qualidade de Vida para vários programas, como: Rede Globo, Rádio Capital – SP, Programa Manhã Maior – RedeTv, Rádio Jovem Pan AM, Rádio Estadão/ESPN, Portal Terra, Programa Todo Seu – Tv Gazeta, Rádio CBN; Rádio Gazeta FM, Programa Nestlé com Você – Rede Tv, etc. Desenvolve um trabalho de Coaching Holistico que busca fazer a pessoa crescer como um todo, fazendo a pessoa se conhecer mais e descobrir suas qualidades e potenciais para aplicar na vida pessoal e profissional.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa