Já observou como o estresse é considerado um modelo padrão em quase 100% das empresas? Quanto mais ocupado, cheio de tarefas a entregar, mais corrido e acelerado for o funcionário ou o setor, mais aparenta que fazem um trabalho duro e, portanto, mais “importante”.
Mas será que precisa ser assim mesmo? Vamos pensar sobre um perfil de pessoa, setor ou empresa que leva tudo numa boa, consegue cumprir seus prazos, executar seus trabalhos com competências e ainda manter-se tranquilo e, na maior parte do tempo, mantendo as situações sob controle. Você conhece alguém assim? Acha possível?
Que tal fazer um teste e liberar as equipes das formalidades e burocracias que, muitas vezes só servem para estressar e atrapalhar a harmonia no ambiente profissional?
A dica é: estabeleça um dia no mês livre de formalidades. Vou explicar abaixo:
- Que tal um dia sem horário de entrada e saída, mas com uma lista de tarefas a serem cumpridas por cada funcionário? Claro, que estabelecendo tal lista com bom-senso, nem muito e nem pouco o que fazer.
- E se além de um dia sem horário de entrada e saída, pudesse ser estabelecido o dia do trabalho remoto? O funcionário pode trabalhar de onde quiser, desde que se comprometa a cumprir as tarefas do dia. Claro que aqui deve-se respeitar a possibilidade de cada função, afinal algumas não podem ser realizadas remotamente.
- E o dia do vista-se como quiser? Liberar o uso de calça jeans, tênis, chinelo (por que não?) – Ainda assim respeitando os limites de cada função, até mesmo por questões de segurança.
- Um dia para levar seu animal de estimação, os filhos, sobrinhos, os pais…
- Um dia de almoço coletivo, picnic, lanches diferentes/temáticos.
- Um dia com pausas para jogos (tabuleiros/ping-pong/vídeo game…)
Enfim, o dia a dia profissional sem formalidades abre caminho para várias possibilidades, use a criatividade e veja os resultados da equipe ao longo do dia, semana, mês, ano… Observe se a motivação melhorou, a produtividade aumentou, se estão mais felizes. Meça os resultados e vá adaptando essa nova possibilidade à realidade da sua empresa.
Você já tem um dia informal rolando por aí? Se sim, divida conosco suas ideias!
Participe da Conversa